Dos 29 vereadores, 19 vetaram projeto

Dos 29 vereadores de , 19 foram contrários à inclusão da ‘Parada LGBT' no calendário oficial de eventos da cidade durante votação na sessão desta quinta-feira (28) na Câmara. Apenas nove quiseram derrubar o veto do prefeito Marquinhos Trad ao projeto de lei.

Os vereadores (PSDB), Dr. Lívio (PSDB), João César Mattogrosso (PSDB), Valdir Gomes (PP), (PMDB), (PSB), Enfermeira Cida (Podemos), Eduardo Romero (Rede) e Ademir Santana (PDT) votaram para que o projeto se tornasse lei, mas os outros 19 vereadores apoiaram o prefeito e mantiveram o veto.

Segundo Trad, o projeto vetado onera o município, já que coloca a Prefeitura como responsável por coordenar e organizar o evento, que deveria acontecer sempre no 3º sábado de setembro. Ele afirmou que não vai aprovar projetos nesse sentido de nenhum segmento. “Não é justo, além do mais (o país) está em crise (econômica)”. O prefeito citou como exemplo que vetou a Semana do Autista, também acarretava gastos para Prefeitura.

Segundo ele, o Projeto da Macha para Jesus, aprovado em 2003 por Puccinelli, e que entrou no calendário oficial todo dia 26 de agosto, tem a organização sob responsabilidade dos evangélicos.Câmara da Capital mantém veto à ‘Parada LGBT' no calendário oficial

“Não existe isso de preconceito”, frisou. Segundo o Chefe do Executivo, se fica à cargo da Prefeitura ela que decide toda organização, inclusive a realização ou não. “Se entra outro prefeito radical, ele pode proibir de fazer”, exemplificou Trad.

O Enfermeiro Fritz (PSD), contrário à inclusão da Parada LGBT no calendário, afirmou que tem que manter a coerência. “Tem que ter projeto para todos os eventos voltados para as minorias. Os grupos que precisam custear a organização e o prefeito prometeu refazer o projeto com essa mudança”, explicou.