Haviam 32 brasileiros em ilha no Caribe

Um avião com um grupo de oito brasileiros e seis estrangeiros que estavam na ilha de Saint Martin, no Caribe, uma das mais afetadas pelo Irmã, pousou em Brasília na madrugada desta quarta-feira (13).

A aeronave pertence à Força Aérea Brasileira, que partiu em resgate ao grupo com apoio de rádios locais, meio utilizado para trocar mensagens com o pessoal, já que havia falta de energia na ilha.

Além dos oito brasileiros, estavam na aeronave dois venezuelanos, três holandeses e um norte-americano. Eles são casados ou filhos de brasileiros, e tinham parentes os aguardando no Brasil, segundo reportagem da Folha de S. Paulo.

A brasileira Valéria Williams, 42 anos, que mora em Saint Martin com a filha, decidiu voltar ao Brasil junto com a criança quando soube que a ilha estava na rota do furacão. “Quando soube, entrei em pânico querendo voltar”, disse à Folha.Avião com oito brasileiros retorna de ilha devastada por furacão Irma

Segundo o Ministério das Relações Internacionais, 65 brasileiros estavam no Caribe durante a passagem do furacão Irma. Destes, 32 estavam só em Saint Martin. Parte do grupo já havia conseguido deixar a ilha antes do resgate da Força Aérea.

Dois brasileiros ainda teriam decidido permanecer na ilha para reconstruir suas casas. O governo não tem informações sobre o paradeiro de parte do grupo. Ao todo, 43 pessoas morreram no Caribe vítimas do furacão.