País tem costume de ofender inimigos

O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, foi comparado ao líder nazista Adolf Hitler em um editorial da agência estatal norte-coreana KCNA, que fez uma crítica ao slogan norte-americano “America First” (América em Primeiro Lugar), lançando pelo presidente.

A política do presidente norte-americano é uma forma de “nazismo do século XXI”, diz o editorial. “O princípio América em primeiro lugar defende a dominação mundial por meios militares, como foi o caso com o conceito de ocupação mundial de Hitler”, diz a KCNA.

O editorial afirma ainda que as decisões de Trump seguem a “política ditatorial de Hitler”, dividindo os outros países em amigos ou inimigos, a fim de justificar a “supressão” dos últimos. Essa não é a primeira vez que o jornal faz uma crítica direta a pessoa de Donald Trump.Coreia do Norte chama presidente dos EUA de 'Hitler do século XXI'

O periódico já chamou o presidente dos EUA de “psicopata”, após a morte do estudante norte-americano Otto Warmbier, levado em coma aos Estados Unidos após passar alguns anos detido na .

Em 2014, a KCNA chegou a chamar o então presidente Barack Obama de “bastardo de sangue mestiço” com “aparência de macaco”, além de “proxeneta”. Já a ex-presidente da Coreia do Sul, Park Heun-Hye, já foi chamada pelo jornal de “prostituta”.