A festa em Coxim será entre os dias 14 a 23 de julho

A festa do ‘Divino Espírito Santo' de Coxim – a 260 quilômetros de -, um dos festejos religiosos mais antigas de Mato Grosso do Sul, foi celebrada nesta segunda-feira, 5, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A celebração ocorre há 11 anos na Casa de Leis, como um presságio a manifestação, que neste ano completa 122 anos de história. 

A celebração realizada pelo padre Micael Andrejzwski, pároco da Catedral de São José, faz parte do período que antecede a tradicional festa do Divino em Coxim, normalmente realizada nos meses de julho, e contou com a participação de servidores, festeiros e dos deputados deputado Junior Mochi (PMDB) e Paulo Siufi (PMDB).   
  
Em 2017 a tradicional Festa do Divino Espírito Santo realizada em Coxim chega a sua 122ª edição, e está marcada para ocorrer entre os dias 14 a 23 de julho. A programação conta com o show da cantora Paula Fernandes no dia 15. Também serão prêmios, como um carro avaliado em mais de R$ 30 mil; parte do lucro do evento será revertido a igreja. 

Para o Padre Micael Andrejzwski essa é uma manifestação que representa tradição no Estado há mais de um século. A Festa celebra a presença do Espírito Santo, e reúne fé, música, tradição, comidas típicas, artesanato local e apresentações culturais. De acordo com o padre, o auge do evento é a visita da bandeira do Divino nas casas das pessoas que retribuem com ofertas para a tradicional quermesse. 

Neste ano Campo Grande também terá a festa, pois de acordo com o padre, a Capital tem muitos moradores de Coxim.  A comemoração será no dia 11 de junho, na Casa do Cursilho e terá como atração principal os músicos Zezinho Nantes e Delinha.