Foram realizados mais 1 mil atendimentos

 

 

Os cinco dias da 6ª edição da Semana de Conciliação, que aconteceu de 9 a 13 de maio, superou as expectativas da (Associação Comercial e Industrial de ). Foram feitos mais de 1 mil atendimentos e R$1.394.242,89 recuperados.

A edição foi promovida pela CBMAE (Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem) da ACICG, e o Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania). E de acordo com organizadores, a meta era que os números de atendimento e de recuperação de crédito aumentassem em até 20%, ou seja, recuperar até R$500 mil.

“Estamos muito felizes com os resultados da campanha, pois demonstra que as pessoas estão se conscientizando sobre a importância de conciliar, evitando processos judiciais que poderiam se arrastar por meses e até anos. Isso mostra ainda que em vez de fazer novas dívidas, o consumidor está inclinado a quitar débitos atrasados”, disse o presidente da CBMAE, Roberto Oshiro.

Embora a campanha tenha terminado, os interessados em conciliar podem procurar a CBMAE, localizada dentro da ACICG, e solicitar o agendamento de audiência.

“Qualquer tipo de conflito pode ser resolvido na Câmara como, por exemplo, questões de direito de família, desentendimentos com vizinhos ou entre sócios, e até questões de ação penal privada (como calúnia e difamação)”, explica Oshiro.

Semana da Conciliação supera expectativa e recupera mais de R$ 1,3 milhãoA conciliação é uma forma de solução rápida, eficiente e econômica de resolver conflitos extrajudiciais e também ajuizados. Nesse método, um conciliador tem a função de aproximar as partes envolvidas para negociarem diretamente a solução de suas divergências, com neutralidade e imparcialidade. “Nosso objetivo é promover a pacificação social e contribuir para reduzir o número de processos. As partes acabam mantendo o relacionamento, o que na maioria das vezes não acontece em um processo judicial” completa Oshiro.

Em 2015, a Semana de Conciliação contabilizou 415 audiências, 40% a mais que na edição anterior. A taxa de sucesso dessa edição foi de 74%, resultado da soma de acordos das audiências.

Como conciliar

Os interessados em realizar conciliação com empresas ou pessoas físicas devem procurar a ACICG, e solicitar o agendamento da conversa a ser mediada.

É preciso levar os seguintes documentos: RG, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação, comprovante de residência e extrato da negativação do SCPC, ou ainda qualquer outro documento que comprove o vínculo com a empresa (contrato, faturas, boleto, etc.).

A Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem da ACICG fica na Rua 15 de novembro, 390, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (67) 3312-5063.