Motoristas não precisam fazer a troca

A partir de janeiro de 2017, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) terá mais requisitos de segurança e um novo visual. O documento terá mais elementos em relevo e ficará mais amarelado.

Mas, com a mudança o motorista não precisa fazer a troca do documento atual, que será reconhecido até a sua validade ou até que haja uma solicitação de alteração de dados. A Resolução do Conselho Nacional de Trânsito, de maio deste ano, deu prazo até 31 de dezembro para que os departamentos nacionais de Trânsito dos estados e do Distrito Federal se adequem aos novos procedimentos.

A CNH terá papel com marca d´água, tintas de variação ótica e fluorescente e imagens secretas. Os itens de controle de segurança incluem ainda mais elementos em relevo e em microimpressão. A tarja azulada que fica no topo do documento passará a ser preta e trará o mapa do estado responsável pela emissão do lado direito. No lado esquerdo, sob o Brasão da República, aparecerá a imagem do mapa do Brasil.

A nova CNH terá ainda duas sequências de números de identificação nacional – Registro Nacional e número do Espelho da CNH – e uma de identificação estadual – número do formulário do Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados). As mudanças serão válidas para os documentos expedidos a partir de 2017.