provocou alerta de no litoral da província de Iwate

Um terremoto de magnitude de 6,9 graus na escala Richter foi registrado nesta terça-feira no nordeste do , 21h06 de ontem pelo horário de Brasília, provocando alerta de tsunami no litoral da província de Iwate.
A Agência Meteorológica do Japão indicou que o tremor ocorreu às 8h06 locais com epicentro no mar a 210 quilômetros do litoral de Iwate e a 10 quilômetros de profundidade. Em várias províncias do norte do país, o terremoto alcançou uma intensidade de 4 graus na escala japonesa fechada de 7 graus.

As autoridades ativaram então alertas de ondas de até um metro que deveriam ter chegado às 8h30 locais (21h30 de segunda-feira em Brasília) à costa de Iwate. No entanto, não foram registrados incidentes relevantes.

A usina nuclear de Onagawa, na província de Miyagi, onde o terremoto atingiu uma intensidade de 2 graus na escala japonesa, não sofreu danos pelo tremor, informou a operadora Tohoku Electronic Power.

O Japão está situado sobre o chamado anel de fogo, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e registra terremotos com relativa frequência. Por isso, as infraestruturas do país são especialmente projetadas para suportar os tremores.