e Sed vão formar uma comissão mista para resolver os problemas da saúde no Estado

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e Ses (Secretaria de Estado de Saúde) vão formar uma espécie de comissão mista e trabalhar em conjunto para promover um mutirão de saúde e resolver os problemas do setor, afirmaram os titulares das pastas municipal e estadual de saúde, Jamal Salem e Nelson Tavares, respectivamente.

De imediato, os secretários pretendem retomar os transplantes de rim e medula óssea, promover 250 cirurgias ao mês de ortopedia eletivas – àquelas que não são urgentes -, além de 600 cirurgias, por mês, de catarata. A demanda será atendida pelos hospitais públicos e pelas unidades privadas, que mantêm parcerias com o poder público. “Temos estrutura, falta apenas gerenciar”, afirmou o secretário municipal de saúde.

A partir de segunda-feira (19), as duas equipes de saúde vão começar a se reunir para definir as metas e estabelecer as medidas, que devem ser colocadas em prática já em fevereiro, prometem.

“Acredito que a partir de 1° de fevereiro inicia os trabalhos. O Hospital do câncer já está fazendo cirurgia de quadril, por exemplo, o secretário estadual já elaborou algumas metas, como a realização de 250 cirurgias eletivas de ortopedia no HR”.

Outra medida, já tratada inicialmente pelos secretários, é a otimização de leitos, além da criação de mais vagas nas unidades hospitalares. “Nosso objetivo é dar condição para que os hospitais consigam trabalhar de forma mais ágil e reduzir a média de internação”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares.

Ele citou como exemplo a redução de 10 para sete dias de internação, por exemplo, para aumentar em 30% a capacidade de cada unidade hospitalar. Para isso, a ideia é internar o paciente e realizar a cirurgia no mesmo dia e não deixá-lo internado para realização do pré-operatório. Os secretários prevêem, a partir de novos leitos e otimização dos atuais, a disponibilização de 100 leitos na Santa Casa e 40 leitos no Hospital Regional, de imediato.

Além disso, segundo Tavares, está previsto ativação de 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), no Hospital Regional, até março, e outros 8 ainda neste semestre.