Este manejo faz parte de um Plano de Ação que se iniciou esta semana.

A (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) iniciou, na manhã desta terça-feira (13), o trabalho de remoção e poda de árvores que oferecem risco de queda na Rua 13 de junho, em frente à Praça Esportiva Belmar Fidalgo, região central de Campo Grande. Segundo levantamento e cadastramento realizado pela Divisão de Fiscalização de Áreas Verdes e Posturas Ambientais (DFAP), há 124 árvores que oferecem risco à população, que estão sendo removidas integralmente. Posteriormente, haverá replantio de mudas de árvores nos locais da remoção.

Este manejo faz parte do Plano de Ação que inicia esta semana e abrangerá o quadrilátero central, da Rua Barão do Rio Branco à Avenida Mato Grosso e da Rua Rui Barbosa à Rua Rio Grande do Sul.

Segundo a chefe da DFAP da Semadur, Carla Batistoti, “esta ação está sendo desenvolvida para que não haja perigo de acidentes de árvores caírem em carros ou, até mesmo, oferecerem risco aos populares da região. O levantamento serviu para que removêssemos as árvores de situação crítica, favorecendo assim os habitantes da Capital, conclui.

O médico aposentado Hélio Mandetta, 84 anos, que passava pelo local e acompanhou a remoção recebeu de modo satisfatório a ação ‘As árvores são muito importantes para termos sombra, moderar o clima e obtermos chuvas freqüentes. Porém, elas têm um tempo de vida média e, de vez em quando, é necessária a poda ou remoção da mesma para que não aconteçam acidentes', considera.

Já o motorista Paulo César de Souza, destacou que muitas árvores na cidade estão condenadas. “As pessoas têm que entender que é preciso retirar as árvores críticas para plantar novas e favorecer o meio ambiente”, enfatiza. Na administração municipal, a Semadur é o órgão responsável pela orientação e fiscalização quanto aos corretos procedimentos e técnicas para a arborização da cidade. A pasta também executa ações, como a desenvolvida hoje em frente ao Belmar Fidalgo.

Todo o trabalho foi realizado pelas equipes da Semadur com o apoio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Seintrha). O serviço foi acompanhado por agente fiscal habilitado.