A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul irá homenagear 17 personalidades em alusão aos 150 anos da Retirada da Laguna, durante a entrega da comenda Coronel Pedro José Rufino, nesta terça-feira (27).

O evento foi proposto pelo presidente da Casa, deputado Junior Mochi (MDB), e pelo secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Neri de Freitas Jr. Os homenageados foram escolhidos por instituições públicas de ensino superior do Estado.

Para Mochi, o evento representa a “preservação dos valores” do Estado. “A história e a cultura unem-se mais uma vez para seguir forjando. Mulheres e homens que fazem do trabalho uma vocação de justiça, e da igualdade nosso maior ideal”.

O secretário Athayde Freiras agradeceu aos prefeitos homenageados pelo resgate histórico da Retirada da Laguna, e também ao Exército Brasileiro pela atuação na rota da Retirada.

“Quero transformar todo esse processo de resgate histórico em algo cotidiano para enaltecer os nossos heróis e mostrar para a nossa juventude e criança, pois Pedro Rufino influenciou e ainda influenciará gerações e gerações”, declarou.

O nome do Coronel Pedro José Rufino foi escolhido para denominar a Comenda devido aos seus trabalhos prestados como militar a serviço do País por 40 anos, participando também da Guerra da Tríplice Aliança, defendendo os sul-mato-grossenses e sendo combatente na Retirada da Laguna.

A entrega da comenda legislativa será realizada na Assembleia Legislativa, no Plenário Deputado Júlio Maia, a partir das 19h desta terça-feira.