Os produtos eram armazenados de forma irregular 

Um fazendeiro, 37 anos, foi autuado durante fiscalização ambiental em uma fazenda, na manhã desta sexta-feira (13), em , a 297 quilômetros de Campo Grande. A PMA (Polícia Militar Ambiental) de Batayporã apreendeu embalagens e agrotóxicos que eram dispostos e armazenados de forma irregular e tanque com derramamento de material combustível.

De acordo com os militares, os produtos apreendidos estavam dentro de um barracão, sem proteção do solo e expostos a intempéries. Havia derramado no local e em uma caçamba, com possível risco de contaminação do solo, pessoas e animais.

Os agrotóxicos não possuíam rótulos de risco. A destinação das embalagens dos produtos perigosos contrariava as normas técnicas e a legislação ambiental, bem como a bula dos próprios produtos.

Nas imediações do depósito dos agrotóxicos, os policiais localizaram um taque para armazenamento de material combustível, do qual havia vazado grande quantidade de óleo queimado, com contaminação do solo.

O fazendeiro, residente em São Paulo (SP), foi notificado a tomar as providências para a destinação adequada dos produtos e resíduos perigosos, conforme determina a legislação e para remoção dos produtos combustíveis no solo e legalização do posto de abastecimento. A PMA multou o suspeito em R$ 30 mil.

O infrator também poderá responder por crime ambiental de armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente. A pena para o crime é de um a quatro anos de reclusão.