A FenaSul, que este ano celebra sua 17ª edição, já é um evento tradicional de propagação da cultura e gastronomia gaúcha em Campo Grande. Para quem expõe e apresenta suas raízes aos sul-mato-grossenses, a feira é sempre um momento de alegria e comemoração. Em 2024, ela tem um clima diferente. É que muitos, enquanto trabalham, estão com o coração voltado aos familiares que permanecem no Rio Grande do Sul.

Ao chegarmos no Círculo Militar, onde a Feira Gaúcha acontece, nos deparamos logo na entrada com diversos mantimentos já embalados para serem encaminhados às vítimas da catástrofe. As doações se dividem em dois espaços: uma parte fica na sala ao fundo das tendas expositoras e outra parte, no ginásio.

Lázaro mostrando as arrecadações do evento. (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Lázaro dos Santos, gerente de eventos, é quem nos recebe. O evento só começa no período da tarde, mas ele nos propõe conhecer a estrutura para recebimento das doações. São centenas de roupas, cobertores, brinquedos, litros de água, fraldas e uma variedade em itens de limpeza e higiene.

Ele nos explica que o evento tem arrecadado mantimentos desde sexta-feira (3), primeiro dia desta edição e permanecerá recebendo os itens até que a feira acabe, no dia 12 de maio. Como uma forma de agradecimento aos visitantes que levam as doações, ele, junto aos demais organizadores da feira, optou por oferecer entrada livre no evento a todos que contribuírem com as famílias gaúchas.

“As entradas são R$ 10. É um valor simbólico, mas que usamos para garantir a estrutura do evento. Só que esse ano decidimos incentivar e agradecer quem doa. Quem trouxer mantimentos não paga a entrada”, explica, enquanto nos mostra as coletas do último dia de evento.

Parte das arrecadações de segunda-feira (6). (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Segundo Lázaro, o evento é um afago às pessoas que sentem saudade dos entes ilhados no Rio Grande do Sul. Estar envolto às tradições do povo gaúcho permitem a eles a sensação de estarem mais perto dos seus.

“Alguns dos meus clientes que expõem aqui estão com família lá. É muito triste! Tem uma cliente, da cuca, que tem um filho lá. Ele está bem e ajudando quem precisa. Outro cliente está com duas filhas ilhadas. Então, é por eles e por muitos outros que fazemos isso”.

Lázaro nos explica que ainda hoje entrarão em contato com uma companhia aérea que está fazendo o trâmite de levar as doações ao Rio Grande do Sul, para tentar levar tudo o que arrecadaram o quanto antes.

As coletas são feitas das 9h às 22h. Podem ser doados: roupas, sapatos, cobertores, roupas de cama, alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza.

Arrecadações serão enviadas ao Rio Grande do Sul. (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

FenaSul

A feira gaúcha estará com programação até o dia 12 de maio. Além da gastronomia, o evento conta com expositores de vestuário e diversas apresentações culturais.

Este ano o evento celebra os 150 anos da imigração italiana, nacionalidade que muitos gaúchos têm descendência.

Confira o horário de funcionamento:

  • segunda a quinta-feira: 16h às 22h;
  • sexta-feira: 16h às 23h;
  • sábado: 12h às 23h;
  • domingo: 12h às 22h.

O Círculo Militar fica na Av. Afonso Pena, 107, Amambai. Confira mais informações aqui.

Confira outros pontos de coleta em Campo Grande:

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.