Mato Grosso do Sul foi destaque, mais uma vez, em evento de observação de aves. O Estado ficou entre os ‘top 10’ em registros de pássaros no Brasil, no Global Big Day, de maio deste ano.

Foram 24 horas de observação de aves e Mato Grosso do Sul registrou 370 espécies, protagonizando entre em registros de aves no Brasil, juntamente com outros estados como São Paulo, Mato Grosso, Santa Catarina, Minas Gerais, Amazonas, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo.

Conforme divulgado, com relação ao maior número de espécies registradas, 50% estão em Mato Grosso do Sul, localizadas em locais como: Fazenda São Francisco, Refúgio da Ilha Ecolodge, Fazenda Barranco Alto, Parque Estadual Várzeas do Ivinhema e Fazenda Alegria.

Maristela Benites, atual presidente do Instituto Mamede e facilitadora do Global Big Day em Mato Grosso do Sul, afirma que a observação de aves tem envolvido mais adeptos e amantes da natureza em prol da ciência cidadã.

“Soma-se a isso, a consolidação de destinos silvestres e os novos roteiros para o turismo de observação de aves apontados pelos diversos participantes do Global Big Day. A observação de aves revela a valorização da biodiversidade e aponta caminhos para a construção de territórios sustentáveis”, explicou.

Observadores de MS vão para maior encontro da América do Sul

Agora, os observadores de aves do Mato Grosso do Sul se encontram em uma nova jornada: a participação no maior encontro de observadores de aves da América do Sul, Avistar Brasil, que acontece entre os dias 17 e 19 de maio.

Segundo o diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, o Global Big Day é uma importante data da observação de aves.

“O Global Big Day promove e mostra como o Mato Grosso do Sul abriga rica biodiversidade e possui importantes hotspots de Observação de Aves. E mais uma vez Mato Grosso do Sul está entre os TOP10 de hotspots brasileiros. Isso mostra a força do segmento e é um grande resultado para nosso Estado.”

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.