será sede do 1º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas, com 160 atletas que vão representar três etnias. No próximo sábado (20) e domingo (21), os jogos começam a partir das 8h, com entrada gratuita, no Estádio Jacques da Luz, bairro Moreninha II.

Serão ao todo 160 atletas, de times do Estado. Conforme a divulgação do evento, os times do interior ficarão hospedados em um hotel e a abertura será lá, restrita a atletas e convidados, na sexta-feira (19), a partir das 17h30.

Durante a competição, jovens entre 16 a 20 anos participarão de uma oficina de profissões, com palestras sobre educação e saúde. Às 18h30, haverá apresentações culturais e a entrada das delegações de Campo Grande, Caarapó, , Amambai, Miranda, Aquidauana/Taunay, Sidrolândia/Dois Irmãos do Buriti.

O objetivo do evento, promovido pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 24ª Região e pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) em pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, é também incentivar a permanência na escola por meio do , combater a exploração da mão-de-obra infantil e fomentar o ingresso adequado ao mercado de trabalho, por meio da aprendizagem.

Programação do torneio em MS. Foto: TRT/Divulgação
Programação do torneio em MS. Foto: TRT/Divulgação

Ao falar sobre o torneio, a gestora regional do programa, a juíza do trabalho Déa Cubel Yule, comentou que os atletas têm se dedicado aos estudos e ao futebol. Desta forma, estão se preparando para serem “grandes líderes no futuro”, independente da profissão.

O gestor regional do programa, desembargador João de Deus, também ressaltou que todos os times ganharam materiais esportivos para o treinamento, com bolas, coletes, cones e redes, além dos uniformes da competição.

Já a procuradora-chefe do Cândice Gabriela Arosio, argumentou que “é um alento saber que os povos originários do nosso estado terão a oportunidade de ser atletas”. Além disso, finalizou falando que o esporte faz com que as pessoas se posicionem melhor perante as dificuldades e tenham maior poder de resiliência”, entre outras palavras.

Confira a programação:

No sábado (20), às 8h, o time de Campo Grande – Kadiwéu enfrenta o de Sidrolândia. Em seguida, às 10h, o segundo time de Campo Grande – Marçal de Souza joga contra o de Aquidauana. Às 13h30, Dourados enfrenta Caarapó e às 15h30 é a vez de Amambai e jogarem.

No domingo (21), as semifinais ocorrem às 8h e às 10h. A final será a partir das 15h. Os vencedores ganharão troféus. O Complexo Poliesportivo Jacques da Luz fica na Rua Barreiras, s/n – Moreninhas, em Campo Grande-MS.