Desde 2008 o cliente tem poder de escolher em qual operadora de telefonia quer ficar. A portabilidade proporcionou a migração de uma empresa para a outra quando o cliente não se sente satisfeito, mas quer manter o mesmo número de telefone. Desde então, a operação já foi feita 799 mil vezes em .

Segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) Mato Grosso do Sul foi o primeiro a usufruir da facilidade, que possibilidade trocar de prestadora de serviços, de endereço de instalação ou de plano de serviços, sem a necessidade de alteração do número. A medida está em vigor desde o dia 01 de agosto de 2008.

Desde então 799.6 mil portabilidades telefônicas foram feitas no Estado. Os números da mostram ainda que 207.9 mil delas foram de telefones fixos e a grande maioria, 591.6 de telefones celulares.

A solicitação de portabilidade significa o cancelamento dos serviços junto à prestadora atual e a sua efetivação rescinde o contrato. Somente poderão ser cobrados pela prestadora atual os serviços utilizados até o dia da efetivação da portabilidade.

Telefonia móvel

Desde o início da portabilidade telefônica, em 2008, a operadora Vivo foi a que mais perdeu clientes em Mato Grosso do Sul, sendo que 229 mil pessoas deixaram a empresa. Com um número bem menor e em segundo lugar, a operadora Claro perdeu 158 mil clientes de 2008 até agora.

A operadora Tim perdeu 106 mil clientes e a Oi a que menos perdeu, somando 75 mil clientes a menos. De 2008 até 2022, a Claro foi a operadora que mais ganhou clientes a partir da portabilidade, somando 241.3 mil. A Vivo aparece em segundo com 169 mil, seguido da Tim com 91 mil e a Oi com 65 mil.

Só nos seis primeiros meses de 2022, mais de 11.6 mil clientes da Vivo decidiram deixar a operadora por meio da portabilidade telefônica. Neste mesmo período a Claro perdeu 7 mil clientes, a Oi 6.9 mil e a Tim 4.6 mil.

Em 2022, a Claro também é a que mais ganhou clientes. Sendo que 15.6 mil pessoas escolheram a operadora em Mato Grosso do Sul. A Vivo conquistou 7.9 mil novos clientes, a Tim 6.1 mil e a Oi apenas 417.

Reclamações

Quando o cliente enfrenta problemas para concluir a portabilidade telefônica, pode recorrer à Anatel e formalizar uma reclamação. De 2008 até 2022, mais de 2,2 mil pessoas de Mato Grosso do Sul fizeram este caminho, sendo que 64,3% da reclamações são referentes a telefonia móvel.

A operadora Vivo é campeã de reclamações na Anatel em MS, somando 171 queixas, seguida da Tim com 120, a Oi com 108 e a Claro com 61 reclamações na Anatel. O principal motivo das queixas é por portabilidade não realizada.

Jessica de Oliveira é gerente de loja da Claro em e afirma que diariamente recebe pedidos de portabilidade para a operadora. Segunda ela, a principal reclamação dos clientes é a falta de cobertura de na Capital.

“O sinal de internet da Claro é melhor em Campo Grande, funciona em todos os bairros. Enquanto que a concorrente tem mais clientes no interior, onde o sinal dela é melhor. Além disso, temos valores mais baixos”, afirma ela.

Como fazer

Quem deseja fazer a portabilidade telefônica pode recorrer a uma loja física da operadora da sua escolha, ou ainda fazer o processo online. É preciso checar se além do número, há outros serviços contratados e que podem ser cancelados com a portabilidade. Além disso, caso o cliente tenha prazo de fidelização com a operadora, também fica impedido de mudar.