O Cine Café retoma suas atividades presenciais no MIS-MS (Museu da Imgem e do Som), nesta segunda-feira (20), com a exibição do “Pacarrete” (2019), dirigido por Allan Deberton. O projeto ocorre desde 2016 e foi interrompido, no ano de 2020, por conta da pandemia da Covid-19. 

O horário de início está previsto para as 19h, com entrada franca.  Conforme a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), o filme foi gentilmente cedido pela Vitrine Filmes. 

A história do filme envolve Pacarrete (Marcélia Cartaxo), que é uma professora de dança aposentada. Ela vive com a irmã Chiquinha (Zezita Matos), no Russas, interior do Ceará. Rigorosa e ranzinza, Pacarrete vive limpando a calçada e brigando com quem passa por ela. 

Seu grande sonho é estrelar um balé para a população local durante a grande festa da cidade, que está prestes a acontecer. Para tanto, ela manda confeccionar uma nova roupa de bailarina ao mesmo tempo em que tenta convencer a prefeitura de seu show. Entretanto, a falta de interesse da população em geral por espetáculos do tipo, logo se torna um grande oponente.

Filme foi recebido com aclamação pela crítica, aponta FCMS

O filme teve lançamento limitado em festivais a partir de 15 de junho de 2019, antes de se expandir para todo o país, a partir do dia 26 de novembro de 2020. Na época, Pacarrete foi recebido com aclamação pela crítica, especialmente pela atuação de Marcélia Cartaxo, que ganhou o Kikito de Melhor Atriz, Soia Lira e João Miguel receberam os Kikitos de Melhor Atriz e Melhor Coadjuvantes, respectivamente, no Festival de Gramado. 

Marcélia também ganhou o Trogéu Marlim Azul de Melhor Atriz no Festival de Vitória e o prêmio de melhor atriz do Los Angeles Brazilian Film Festival.

Sobre o Cine Café

O projeto é um coletivo de que promove mostras e organiza eventos desde 2016 no MIS e em outros espaços. O Cine Café tem essa dinâmica itinerante de ocupar alguns espaços e exibir alguns filmes e fomentar a atividade cinematográfica independente em Mato Grosso do Sul e promover discussões. 

Vale lembrar que o projeto Cine Café sempre oferece um cafezinho, chá e leite com chocolate e bolachinhas para os cinéfilos que visitam o museu.  Para degustar, basta levar a sua canequinha. 

O MIS fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, localizado na avenida Fernando Correa da Costa, n° 559, Centro, no terceiro andar.