Em , há frequentemente feira de adoções de animais que buscam por novo lar e por tutores que poderão dar amor e carinho. Inclusive, recentemente, animais resgatados de situação de maus-tratos foram colocados em feira e todos receberam um novo dono.

Mas também é possível adotar um pet online e plataforma conta com mais de 48 mil animais anunciados. 

A adotar.com.br foi criada há 10 anos em para promover a adoção de cães e gatos de todo o país. O criador da plataforma, Gabriel dos Santos Potumati, de 34 anos, conta que o objetivo é ajudar os abrigos e protetores de animais, promovendo a adoção. 

Ele explica que ao longo dos anos, mais de 700 mil animais ‘passaram' pela plataforma. “Começamos criando site de algumas ONGs e depois criamos a Adotar, que hoje tem em sua maior funcionalidade ajudar os abrigos e os protetores de animais. E principalmente quem procura adotar. O site serve mesmo como um classificado”, disse.

Somente em Campo Grande, atualmente são 1,5 mil animais anunciados para adoção na plataforma. A pessoa que se interessar pode acessar a plataforma e pesquisar filtrando a cidade onde mora.

A Adotar atua em mais de mil cidades e tem parceria com 700 ONGs. Para quem deseja anunciar, no caso dos protetores, basta realizar um cadastro.

O que considerar antes de adotar?

A adoção de um animal de estimação é uma grande responsabilidade. Afinal, ele ficará com você por muito tempo, tendo em vista que os cães vivem cerca de 15 anos e dependerá totalmente da sua família para dar carinho, o alimentar, levar ao veterinário, passear, dentre outras coisas.

Por isso, antes de concluir a sua adoção, avalie alguns pontos:

  • Você e sua família têm disponibilidade e tempo para receber um animal em casa?
  • Têm condições de arcar com os custos de um novo pet? Um cachorro demanda gastos mensais, sendo o custo médio de um cachorro de R$ 338,76, conforme o Instituto Pet Brasil.
  • Sua casa tem espaço para que seu pet possa brincar e correr? Se não tiver, você tem como levá-lo à rua ou a uma praça diariamente? Principalmente cães filhotes são muito agitados e precisam gastar energia.
  • Como é o seu estilo de vida? Cães necessitam de atenção, portanto, se você passa pouco tempo na sua casa ou se tem o costume de viajar bastante, ele poderá se sentir solitário e triste.

*Com informações Dog Life