Pagando um dos mais caros do mundo, em média 34%, os brasileiros, incluindo os sul-mato-grossenses, terão um dia inteiro para refletir sobre a carga tributária do País ao comprarem produtos sem impostos no DLI (Dia Livre de Impostos).

A ação, que é realizada em MS pela FCDL MS – Federação das CDLs de Mato Grosso do Sul, acontece nesta quinta-feira (2) em três shoppings da Capital, 66 lojas de uma rede de móveis e eletrodomésticos, 4 lojas de uma rede de materiais de construção, uma cervejaria e uma escola de ensino fundamental.

No dia 2 de junho, as lojas participantes dos três shoppings e das redes de eletrodomésticos e materiais de construção estarão ofertando produtos sem os impostos.

No Shopping , haverá um quiosque com degustação da Cervejaria Louvada, venda de vinhos 067 sem impostos e ação informativa da Energisa.

No Shopping Bosque dos Ipês, será montado um stand com informações sobre o Dia Livre de Impostos e as cargas tributárias e terá o seu estacionamento com valor fixo de R$ 5,00, já sem impostos.

Além disso, o personagem impostossauro irá “passear” pelas lojas participantes, chamando atenção dos consumidores.

Não é desconto

Inês Santiago, presidente da FCDL MS, destacou a necessidade de conscientização sobre a carga tributária brasileira. “Nosso país tem uma tributação alta e muita dura. Então trazemos o DLI para conscientizar a população, pois em maio já batemos recordes de arrecadação de impostos”.

O presidente da CDL Campo Grande, Adelaido Vila, lembrou que o movimento de conscientização está crescendo em MS. “Aqui no Estado, o DLI começou com a participação de três bares e foi crescendo, mais empresas aderindo e neste ano estamos com uma participação recorde”.

Inês Santiago destaca que não é um dia descontos. “O DLI é um dia onde o próprio lojista irá arcar com a diferença de do produto, correspondente aos impostos, para que os consumidores tenham consciência do peso da carga tributária no que eles consomem”.