A chuva de meteoros ‘Tau Herculidas' está programada para acontecer nas primeiras horas da madrugada desta terça-feira (31) e a boa notícia é que ela poderá ser vista de , apesar de não em toda sua intensidade.

Conforme o físico e conselheiro do Clube de Astronomia Carls Sagan da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Thiago Valério, será possível ver o show astronômico dependendo das condições climáticas.

“Como é uma passagem da terra na trajetória de um cometa. E esse cometa teve uma fragmentação, então, vai ser a primeira vez que vai pegar a órbita desse cometa que fragmentou. Então, pode ser que seja uma espetacular”, disse Thiago ao Jornal Midiamax.

Porém, segundo o astrônomo Marcelo De Cicco, coordenador do EXOSS — projeto brasileiro de pesquisas de meteoros com colaboração do Observatório Nacional — habitantes que estão no centro (como MS), sul e sudeste do Brasil não estão numa posição favorável para observar uma possível chuva intensa.

A chuva de meteoros pode ficar entre 10% e 30% das máximas esperadas nas regiões mais ao norte e nordeste. Moradores da parte ‘de cima' do país terão uma visibilidade mais privilegiada por conta da altura do radiante (ponto aparente de origem) no momento do pico.

Melhores horários

Segundo Thiago, serão dois picos. O primeiro por volta de 11h (na segunda-feira, 24) e o segundo às 1h, no horário de MS. Estes serão os melhores horários para os moradores consigam ver alguns meteoros. As previsões mais otimistas indicam que pode haver de 140 a 1,4 mil meteoros por hora. No entanto, isso não é garantido.

“As previsões preveem que seja uma taxa alta de avistamento no céu, por hora, mas como é um modelo teórico, pode ser fraco ou nem acontecer. Mas estão trabalhando com a ideia que vai acontecer e vai ser forte”, explicou o físico.

Claro, se a meteorologia contribuir. Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do de MS), no primeiro período de 26/05 a 03/06, há probabilidade de chuvas com acumulados entre 5 a 125 mm previstos para as regiões centro-sul. Os maiores acumulados de chuvas são esperados para o extremo sul.

Se nem todos possam ver bem o espetáculo, o cometa parental da chuva — o 73P/Schwassmann-Wachman — poderá ser visto através de telescópios amadores de médio porte a partir do fim de agosto. 

Outro fenômeno durante a chuva de meteoros

Também será possível ver uma luminosidade por conta do reflexo do sol na nuvem de poeira deixada pelo Schwassmann-Wachman. “Por conta da passagem da Terra pelos detritos do cometa, poderemos ver uma luminosidade na direção Leste próxima ao planeta Saturno, devido ao reflexo do brilho do Sol na nuvem de poeira deste cometa”, destaca Cicco.

“Se o observador estiver em um local escuro, fora dos grandes centros urbanos, poderá ter a oportunidade de ver esse fenômeno, que seria um tipo particular de ‘Luz Zodiacal' localizada. Aqueles que dispõem de câmera fotográficas com alta sensibilidade, poderão tirar belas imagens desses meteoros cruzando o horizonte e, com sorte, registrar a luminosidade da poeira do cometa entre 00h50 e 2h da manhã”, finaliza.