Porta-mala automático e fim de pedal polêmico: Confira o que muda no novo Toyota Corolla Cross

SUV também apresentou mudanças na grade frontal e no painel multimídia

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As novidades do Toyota Corolla Cross 2025 foram apresentadas aos clientes de Campo Grande, pela concessionária Kampai. A montadora resolveu pontos polêmicos do modelo como o pedal de freio de estacionamento, por exemplo.

Agora, o freio de estacionamento é elétrico e acionado por um botão. Outra mudança, sutil, foi no visual, que incorpora a grade colmeia ao para-choques, além de novos faróis de neblina, lanternas LED e rodas de liga leve.

Freio de estacionamento agora é botão elétrico (Divulgação)

Assim, o novo SUV da marca já está disponível para test-drive na concessionária de Campo Grande.

Então, uma das novidades que chamou atenção foi o sensor de abertura do porta-malas, em que basta estar com a chave próxima e passar o pé por baixo para que a porta se abra. Além disso, é possível ajustar a altura da abertura.

Por dentro, quem já é cliente do SUV se agradou do novo painel digital, que tem 12,3 polegadas e tem três menus configuráveis.

(Divulgação)

Ainda, o SUV ainda oferece direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado digital automático com saída traseira – com sistema Dual Zone e S-Flow para as versões XRX, GR-Sport e XRX Hybrid -, banco do motorista com seis regulagens para altura, distância e inclinação, além de ajustes para inclinação do encosto e do assento nas mesmas três versões acima; banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes de distância e inclinação.

Motorização

As versões híbridas flex XRX Hybrid e XRV do Novo Corolla Cross são equipadas com o motor 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, que entrega 101 cv quando abastecido com etanol e 98 cv quando abastecido com gasolina, com 14,5 kgf.m de torque (com etanol ou gasolina). Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgf.m de torque, garantindo respostas rápidas e condução aprimorada.

(Divulgação)

A versão híbrida flex é equipada com a transmissão Hybrid Transaxle, que opera por meio de planetária com engrenagem, eliminando perdas e atritos. Este tipo de transmissão entrega aceleração linear, simulando marchas de acordo com a demanda do motor sem desperdiçar energia e contribuindo para a eficiência de combustível.

Os híbridos flex da Toyota têm um consumo 30% menor em comparação com as versões não eletrificadas e emitem até 70% menos CO₂ quando abastecidos com etanol, segundo a Toyota.

As versões equipadas com o motor flex 2.0 Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC, que entregam até 175 cv e torque de 20,8 kgfm, receberam a implementação do sistema ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery). A transmissão Direct Shift dessas configurações simula dez marchas, combinando a suavidade de uma transmissão CVT convencional com uma sensação de aceleração direta, graças a uma engrenagem mecânica que atua na arrancada do veículo, melhorando a aceleração em primeira marcha.

Segundo o Inmetro, o Corolla Cross híbrido é capaz de rodar 14,6 km/l na estrada e 17,7 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 10,1 km/l na estrada e 12,5 km/l na cidade.

Conteúdos relacionados

Bamaq
veículos