Pular para o conteúdo
Veículos

Critroën sofre com queda de vendas e seguidos recalls

As vendas da marca caem mais do que as de suas concorrentes e seus carros enfrentam seguidos recalls
Arquivo -

As vendas da marca caem mais do que as de suas concorrentes e seus carros enfrentam seguidos recalls

O setor automotivo é o que melhor representa o apogeu e a queda da política econômica adotada pelo governo brasileiro nos últimos anos. De 2008 até 2012, época em que o Brasil ainda era visto como um investimento com retorno certo, as montadoras nadavam de braçada e batiam seguidos recordes de vendas. Há dois anos, no entanto, tudo mudou. O aumento da inflação, a alta dos juros e, mais recentemente, o fim da isenção do IPI derrubaram os números do setor. Somente em 2014, houve uma retração de 7,4% nos emplacamentos, e este ano promete ser ainda pior.

Nesse cenário, algumas montadoras têm sofrido mais do que outras. É o caso da francesa Citroën. O seu principal modelo, o compacto C3, há seis anos vem decepcionando nas concessionárias. De 2008 a 2014, as vendas caíram 19,8%, enquanto o mercado teve um crescimento de 24,6%, no mesmo período. O fraco desempenho do líder de vendas fez despencar a participação de mercado da marca, atualmente em 1,4%, ante 2,6%, em 2008. Não bastasse a derrapada nas vendas, a montadora se viu obrigada promover 16 recalls desde 2009 – seis deles somente no C3.

A maioria dos problemas, segundo a própria montadora, poderia ocasionar acidentes graves. “Os recalls mostram uma transparência da montadora”, afirma José Roberto Ferro, consultor automotivo e presidente do Lean Institute. “Mas, aos olhos do consumidor, tantos defeitos geram um efeito negativo.” Os franceses também têm sofrido com a concorrência interna dentro do grupo PSA, que controla, além da Citroën, também a Peugeot. As mudanças na chefia, que colocaram o executivo português Carlos Tavares no comando, deixaram a Citroën em segundo plano.

Isso porque a empresa definiu novos posicionamentos para as suas marcas. Enquanto a Peugeot busca passar uma imagem mais esportiva aos seus automóveis, focando nos consumidores da classe média-alta, e o segmento premium é atendido pela marca DS, recém-criada pelo grupo, restaria à Citroën, então, competir com os mais populares. Seus preços, no entanto, são considerados muito elevados se comparados aos carros de entrada. “O grupo PSA está apostando em uma reestruturação total e na criação de veículos que venham a atender uma demanda futura”, afirma Paulo Garbossa, diretor da consultoria paulistana ADK.

“E, finalmente, eles perceberam que precisam fazer carros com o sangue latino.” Para o especialista, o grupo pode ter rota parecida à tomada pela GM. Após a sua quase falência nos EUA, em 2009, a montadora renovou praticamente todo o seu portfólio no Brasil e resgatou parte do mercado perdido. Seu modelo Ônix é o terceiro mais vendido no País. A Citroën, por meio de nota, negou que o atual momento da companhia seja de crise, especialmente na subsidiária brasileira. Segundo a empresa, a queda nas vendas é um reflexo do atual momento conturbado pelo qual passa todo o setor, somado a uma busca do grupo por rentabilidade. Em relação aos recalls, a companhia alegou que os chamamentos para reparos “são consequência da própria busca pela qualidade.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Autor de feminicídio deixou ‘carta’ antes de matar professora

Jantar de Lula no Alvorada tem presença de Moraes, ministros do STF e Gonet

Polícia apreende armas e pássaros mantidos ilegalmente em cativeiro

Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil

Notícias mais lidas agora

20º feminicídio em MS: professora é morta a facadas pelo ex-marido em Ribas do Rio Pardo

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Agência deverá pagar R$ 10 mil a cliente por falha em cancelamento e agendamento de voo

Últimas Notícias

Brasil

Ferramentas jurídicas são fundamentais para reduzir feminicídios

Ministra entende como muitas mulheres se sentem culpadas na hipótese de denunciar

Polícia

Polícia apreende 1,8 tonelada de maconha e recupera caminhonete

Na caminhonete foram localizados e apreendidos 1.824,6 kg de maconha

Brasil

Câmara declara perda de mandato a 7 deputados e dá posse a substitutos

Mesa Diretora da Casa publicou ato na quarta-feira (30) confirmando a perda das vagas

Esportes

Flamengo tem estreias, mas perde no Maracanã e vê Atlético-MG abrir vantagem na Copa do Brasil

Flamengo precisa vencer por dois ou mais gols de diferença na Arena MRV