Pular para o conteúdo
Veículos

Conheça cinco sintomas que podem indicar um carro doente

Conheça cinco exemplos extremamente comuns
Arquivo -

Conheça cinco exemplos extremamente comuns

Muitas vezes a rotina do dia a dia tira a atenção do motorista para indícios bastante comuns, que quase sempre indicam necessidade de manutenção do automóvel. Alguns desses sintomas aumentam de intensidade de acordo com a gravidade do problema; outros não mudam e podem até ser intermitentes. Mas o fato é que todos eles precisam de verificação — a falta de revisão pode causar dor de cabeça em algum momento.

UOL Carros lista cinco exemplos extremamente comuns. As recomendações e dicas citadas em cada caso são de Gerson Burin, Coordenador Técnico do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária):

1. RUÍDO AGUDO DA PASTILHA DE FREIO: incomoda e aumenta de acordo com o uso

Aquele barulho fininho e irritante que aumenta progressivamente enquanto você freia pode indicar um desgaste excessivo das pastilhas de freio, que precisam ser trocadas para evitar danos aos discos — caso isso ocorra, um ruído metálico originado pela atuação da pinça de freio diretamente no disco é o próximo sinal, situação que pode ocasionar até mesmo falhas no sistema.

Apesar disso, é importante ressaltar que alguns tipos de pastilhas, inclusive novas, podem chiar mesmo sem haver desgaste. “Em alguns casos, existe a necessidade de aparar as arestas da pastilha com lixa, eliminando cantos vivos, os responsáveis pelo ruído”, explica Burin. O mais correto é sempre procurar assitência mecânica na rede autorizada da fabricante quando o barulho se tornar mais comum e/ou intenso.

2. LUZ DA INJEÇÃO ACESA: pode indicar bicos sujos ou até combustível adulterado

Alguns carros ficam constantemente com a luz piloto da injeção eletrônica acesa –saiba o significado dessa e de outras indicações em nossa reportagem especial. Trata-se de algum alerta sobre algum parâmetro fora dos limites no funcionamento do sistema de injeção. Apesar de não ser um problema relativamente grave, essa luz não deve permanecer acesa por muito tempo.

Entre as maiores causas, estão combustível adulterado, falhas nos sensores ou até mesmo sujeira nos bicos injetores. Recomenda-se fazer uma leitura do sistema com a utilização de um scanner específico. A falha ainda pode ser na própria programação eletrônica da injeção, embora esta chance seja bem mais remota. 

3. RADIADOR FREQUENTEMENTE EM AÇÃO: falta água… ou o motor esquentou demais

Muitas vezes o motor aquece mais do que o necessário e a ventoinha do radiador precisa funcionar a todo vapor. Para isso, ela depende da água do reservatório, o “líquido de arrefecimento”. O problema acontece porque esse tanque pode não estar com a quantidade de água suficiente para resfriar o motor, fazendo com que o sistema comece entrar em ação repetidamente, sem sucesso. Além da falta de água, a não circulação correta do fluído pode acontecer em função de problemas na bomba-d’água e/ou na válvula termostática, mas é mais comum que haja vazamentos quando há falha nas mangueiras, rachaduras no próprio tanque (comum em carros mais velhos) ou até um erro de vedação na tampa do compartimento. Até mesmo o sensor de identificação de temperatura pode comprometer o resfriamento.

Caso o volume da água esteja normal e o exaustor insista em continuar funcionando exageradamente, é altamente recomendado levar (ou até mesmo guinchar) o carro a um mecânico, pois superaquecimento pode fazer com que o motor chegue à fundir.

4. MAU-CHEIRO DO AR-CONDICIONADO: está na hora de trocar o filtro

Com a regularidade com que o brasileiro utiliza o ar-condicionado, principalmente em cidades mais quentes, é comum um mau-cheiro invadir o interior do carro depois de algum tempo de uso — este odor desaparece após alguns segundos, assim que os ocupantes “se acostumam”. “O causador do odor pode ser o acúmulo de pó nos dutos internos de ventilação ou a saturação do filtro anti-pólen, que tem função de filtrar impurezas do ar captado pelo veículo”, avisa Burin.

Recomenda-se trocar o filtro em toda revisão realizada na concessionária, pois seu custo de substituição é relativamente baixo, e fazer serviços especializados de higienização (em muitos deles os dutos são até desmontados para a limpeza).

5. VOLANTE TORTO: pneus desalinhados ou falha na própria caixa de direção

Quando o volante estiver torto ou puxando para um dos lados, mesmo que o carro rode em linha reta, há algum erro no alinhamento das rodas ou na geometria das suspensões, que podem ser ocasionados por buracos ou outros impactos. O problema também pode ser na caixa de direção devido a alguma batida mais grave.

Em qualquer dos casos, é recomendado procurar auxílio técnico de concessionárias ou centros automotivos especializados em suspensão, pneus e rodas. “Serão verificados os terminais de direção, buchas de bandejas da suspensão, batentes e a fixação do conjunto na carroceria, além da conferência dos ângulos de alinhamento do veículo”, revela Burin, especialista técnico do Cesvi.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Irmão de vereador ganha cargo de assessor chefe na prefeitura de Campo Grande

VÍDEO mostra perseguição da PRF contra traficante que carregava drogas em caminhonete em Campo Grande

tempo

Temperaturas permanecem elevadas e com chance de chuva em MS nesta sexta-feira

Mulher é rendida por assaltante armado enquanto caminhava com a filha de 6 anos

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Micro-ônibus com 18 alunos sai da pista e bate em barranco na MS-316

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Agendão: Espetáculos de teatro, bazar beneficente e feiras culturais animam fim de semana em Campo Grande

Confira eventos gratuitos realizados em Campo Grande neste fim de semana

Cotidiano

Semana encerra com 1,8 mil vagas na Funsat em Campo Grande

São 192 empresas para a seleção em 156 profissões diferentes

Famosos

Filho de Luciano Huck termina com Duda Guerra após polêmica, diz colunista

Filho de Luciano Huck, Benício Huck decidiu colocar um ponto final no relacionamento com Duda Guerra após as recentes polêmicas; entenda

Polícia

Foragido da Justiça é preso após jogar arma no quintal da vizinha

Revólver calibre 38 tinha quatro munições intactas