Pular para o conteúdo
Veículos

Toyota anuncia recall de 2,27 milhões de veículos

A montadora japonesa Toyota anunciou nesta quarta-feira o recall de 2,27 milhões de veículos devido a um problema no sistema de airbag, que, em casos extremos, poderia provocar um incêndio. A empresa, que nos últimos dois meses anunciou o recall de quase nove milhões de veículos, informou que os carros afetados são de 20 modelos […]
Arquivo -

A montadora japonesa Toyota anunciou nesta quarta-feira o recall de 2,27 milhões de veículos devido a um problema no sistema de airbag, que, em casos extremos, poderia provocar um incêndio.

A empresa, que nos últimos dois meses anunciou o recall de quase nove milhões de veículos, informou que os carros afetados são de 20 modelos distintos, incluindo o Corolla e o Yaris.

O problema afeta 650.000 veículos no Japão e 1,62 milhão no resto do mundo.

Um porta-voz da montadora em Tóquio informou que a empresa recebeu uma queixa de um cliente japonês, mas destacou que até o momento não foram registrados feridos ou acidentes relacionados ao problema

Em abril, a Toyota anunciou o recall de 6,39 milhões de veículos por uma série de problemas técnicos. No mês passado, um novo problema afetou 520.000 carros, a maioria na América do Norte.

Em fevereiro já havia anunciado o recall de 1,9 milhão de veículos do modelo híbrido Prius.

Em 2009 e 2010 a Toyota passou por uma crise sem precedentes, quando anunciou o recall de mais de nove milhões de carros, principalmente nos Estados Unidos, por problemas nos pedais e no freio.

Como consequência, a empresa teve que pagar em março uma multa de 1,2 bilhão de dólares nos Estados Unidos por “enganar” os clientes no caso.

A investigação da promotoria de Nova York concluiu que os acidentes fatais foram provocados provavelmente porque o piso do carro provocava o bloqueio do pedal.

Um promotor acusou a Toyota de ter “mentido” por ter dissimulado o problema de fabricação.

Até o momento, a empresa conseguiu evitar acusações penais a nível federal nos Estados Unidos, mas existem dezenas de ações de civis em vários estados.

O escândalo afetou a imagem da montadora japonesa, que desde então adotou a prudência extrema e anuncia com frequência recalls de milhares de veículos, inclusive por problemas que não afetam a segurança do veículo.

Outro gigante do setor, a americana General Motors, enfrenta desde o início do ano outro escândalo de veículos com defeitos e em fevereiro anunciou o recall de 2,6 milhões de carros (Chevrolet Cobalt, Saturn Ion y Sky, Pontiac 5 e Solstice), fabricados entre 2003 e 2011, por um problema no sistema de arranque.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Exposição de flores em Dourados oferece espécies ornamentais e frutíferas até domingo

guia de bolso turístico

Com Corredor Bioceânico, Campo Grande vai lançar guia turístico ‘de bolso’ no celular

Dourados realiza nova captação de órgãos no Hospital da Vida para transplantes em MS

Trio composto por adolescentes é suspeito pela morte de homem encontrado na estrada da Bocaina em Corumbá

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Hype não passa e procura por morangos do amor continua alta em Campo Grande

Fogo na vizinhança? Saiba como denunciar quem causa incêndio em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Colheita em MS: clima seco favorece milho e algodão, mas preocupa cultivo de trigo

Lavouras de trigo que estão em fases reprodutivas, como a floração e o enchimento de grãos, enfrentam restrição hídrica devido à escassez de chuvas

Cotidiano

Bioparque Pantanal realiza exposição de orquídeas neste sábado

Especialistas estarão à disposição para fornecer dicas de cultivo e informações sobre as características de cada espécie

Cotidiano

Um ‘sim’ coletivo: 45 casais celebram o sacramento do matrimônio em Santuário

Já tradicional, a cerimônia é realizada anualmente pelo Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande

Política

Manifestação em defesa da soberania brasileira mobiliza pessoas no centro da Capital

Com bandeiras e cartazes, os manifestantes se posicionam em defesa da democracia, contra o golpe, pela taxação dos super-ricos e pelo fim da jornada 6x1 de trabalho