Recall de Toyota, Honda, Nissan e Mazda atinge o Brasil

As gigantes japonesas Toyota, Honda, Nissan e Mazda, além de suas respectivas subsidiárias, anunciaram um mega recall envolvendo aproximadamente 3,4 milhões de veículos. O chamado foi motivado por um defeito encontrado nos airbags produzidos pela empresa Takata Corp, que fornece o componente para as quatro montadoras. Em nota, a Toyota informou que convocará 1,7 milhão […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As gigantes japonesas Toyota, Honda, Nissan e Mazda, além de suas respectivas subsidiárias, anunciaram um mega recall envolvendo aproximadamente 3,4 milhões de veículos. O chamado foi motivado por um defeito encontrado nos airbags produzidos pela empresa Takata Corp, que fornece o componente para as quatro montadoras.

Em nota, a Toyota informou que convocará 1,7 milhão de unidades em todo o mundo, incluindo 580 mil na América do Norte, 490 mil na Europa e 320 mil no Japão. Entre os modelos envolvidos estão Corolla, Corolla Matrix, Sequoia, Tundra e Lexus SC 430, todos fabricados entre novembro de 2000 e março de 2004. A empresa foi a única a confirmar que o Brasil também passará pelo procedimento, já que o sedã Camry era importado para cá no período. Por ora, não há mais informações sobre como os donos dos carros vendidos por aqui terão que proceder nem quais são as unidades afetadas.

A Honda confirmou que chamará 1,1 milhão de veículos, sendo 680 mil vendidos no mercado norte-americano, 270 mil no Japão e 64 mil na Europa. O defeito está relacionado aos modelos Civic, CR-V e Odyssey produzidos entre 2001 e 2003. No caso da Nissan o chamado envolve 480 mil exemplares (modelos Maxima, Pathfinder e Sentra e Infiniti FX e QX4 fabricados entre 2000 e 2004) e no caso da Mazda, 45 mil (modelos RX-8 e Mazda6).

De acordo com a Takata Corp, uma falha na fabricação pode fazer com que o airbag dianteiro do passageiro seja acionado de forma incorreta no caso de acidentes, deslocando peças plásticas em direção ao ocupante.

Conteúdos relacionados

Bamaq
veículos