A Ford divulgou nesta terça-feira (9) que o Focus foi o automóvel mais vendido no mundo em 2012, superando a marca de 1 milhão de unidades produzidas. De acordo com a montadora, o principal mercado do modelo é a China, responsável por mais de 25% das vendas, seguida pelos Estados Unidos.
Pelo segundo ano consecutivo, o Focus superou o Toyota Corolla no ranking de vendas globais. Os dados são da consultoria norte-americana R.L. Polk, que contabiliza os veículos apenas pelos seus nomes principais. As versões do Corolla vendidas com nomenclaturas diferentes em alguns mercados pelo mundo não foram inseridas no cálculo. A marca japonesa, no entanto, diz que se essas configurações fossem contadas, superaria o Focus em cerca de 186 mil veículos.
No ano passado, o Focus – ainda em uma geração anterior à vendida na Europa – foi o hatch médio mais vendido no Brasil com 24.023 unidades comercializadas– na lista da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o modelo aparece atrás do Fiat Punto (42.362), pois a entidade engloba o carro da marca italiana na categoria junto com o médio Bravo (sétima posição com 10.438 unidades).
Já a versão sedã fechou 2012 com 7.528 emplacamentos, ocupando a sexta posição entre os sedãs compactos, de acordo com a designação da Fenabrave.