Pular para o conteúdo
Veículos

Conheça os pontos fortes e fracos do Renault Fluence GT

A estratégia das montadoras em possuir carros destinados ao público menos conservador no segmento de sedãs médios parece ter ganhado força nos últimos meses. Após a Volkswagen apostar no Jetta com motor 2.0 l turbo de 200 cavalos de potência e a Honda anunciar a volta do New Civic Si – também com motor 2.0 […]
Arquivo -

A estratégia das montadoras em possuir carros destinados ao público menos conservador no segmento de sedãs médios parece ter ganhado força nos últimos meses. Após a Volkswagen apostar no Jetta com motor 2.0 l turbo de 200 cavalos de potência e a Honda anunciar a volta do New Civic Si – também com motor 2.0 l, a traz ao a versão esportiva de seu sedã: o Fluence GT.

Com Bruno Senna – sobrinho do tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, – presente à apresentação do primeiro carro da divisão Sport da montadora francesa no País, nada melhor que um circuito para testar o modelo. A pista, localizada em Indaiatuba, no interior de , mostrou que a aposta da empresa repete o conforto do Fluence, se sai bem em curvas e tem boa aceleração, mas peca um pouco nos freios.

Impressões

O exterior do modelo da Renault traz poucas diferenças com o design do Fluence tradicional. O esportivo tem um pequeno aerofólio traseiro que auxilia a estabilidade do carro nas curvas e spoiler traseiro, além de detalhes metálicos com a alcunha GT.

No interior do veículo, o painel possui plástico de boa qualidade e em conjunto com o câmbio e o volante tem detalhes cromados que remetem à pegada esportiva – que também conta com pedais de metal. A chave é no sistema cartão e a partida é dada apenas ao tocar o dedo no botão “star/stop”.

O velocímetro digital ajuda o motorista a controlar a velocidade, já que pelo bom isolamento acústico seria fácil passar dos limites sem se dar conta. Os bancos em formato de concha não possuem o conforto como premissa, mas não chegam a incomodar os ocupantes e os “seguram” nas curvas.

Circuito

Nas curvas fechadas do circuito de Indaiatuba, o Fluence GT se mostrou estável – graças ao aerofólio traseiro e às rodas de aro 17 polegadas, mas, principalmente, pelo controle de estabilidade que não deixa o carro sair do traçado desejado.

A direção elétrica do modelo exige o mínimo esforço do motorista para esterçar e o câmbio é macio e tem engates precisos e curtos. Já a suspensão faz um bom trabalho com um acerto suave.

Estrada

Como o autódromo possui poucas retas, não foi possível utilizar as seis marchas disponíveis do Fluence GT. Por isso, a rodovia que liga Indaiatuba a Vinhedo, também no interior de São Paulo, foi utilizada para testar o modelo em distâncias maiores.

Na estrada, o Fluence GT também deixa uma boa impressão no motorista. O carro possui um arranque tímido até que o ponteiro chegue próximo aos 2,5 mil giros. Já em altas rotações, o motor de 180 cavalos de potência “deslancha” e tem um ótimo desempenho, dando margem para utilizar pequenas distâncias em ultrapassagens e chegando próximo ao limite de 110 km/h da rodovia sem esforço.

Os freios ABS, que também possuem distribuição eletrônica de frenagem, assustam um pouco. Como um autêntico esportivo, o Fluence GT necessita que se crave o pé no freio para uma desaceleração segura, ou seja, é necessário pisar com um pouco mais de força do que o usual para que o carro realmente pare.

Nas curvas da estrada, mais abertas e feitas em uma velocidade maior do que as em circuito, o carro esportivo da Renault repete o bom desempenho das curvas realizadas em velocidades de até 70 km/h no autódromo.

O porta-malas de 570 l tem espaço suficiente para comportar a bagagem de cinco ocupantes. O ar-condicionado digital cumpre seu papel e refresca o carro por inteiro. O espaço interno é o mesmo do Fluence e oferece conforto em todas as cinco posições dentro do carro.

Apesar de a Renault anunciar uma previsão modesta de 70 unidades vendidas por mês, o Fluence GT deve entrar mais forte na briga dos sedãs médios, principalmente para quem busca um modelo menos “careta” dentro deste segmento. O preço é de R$ 79.370, enquanto o Volkswagen Jetta 2.0 TSi Tiptronic tem valor inicial de R$ 84.990. Já o Fluence “normal” sai por R$ 57.850.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Volodymyr Zelensky

Ucrânia diz que desmantelou rede de espionagem húngara que coletava dados militares

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

rota da celulose

Rota da Celulose será administrada por consórcio com empresa ‘novata’ e outra que tenta repactuação no RJ

Caio deve ser interrogado na próxima audiência sobre feminicídio de Vanessa Ricarte

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Estética

Biólogos podem fazer procedimentos estéticos não invasivos, define CFBio; médicos contestam

Últimas Notícias

Cotidiano

Bonito passa a receber voos diretos de Guarulhos a partir de 3 de setembro

Latam anunciou novo voo para Bonito vindo do principal aeroporto do País, em Gaurulhos. Dourados também terá voo direto

Polícia

Idoso é baleado por atiradores em motocicleta no interior de MS

O idoso foi atingido por dois disparos

Cotidiano

Servidores da Saúde paralisam no dia 15 por reajuste salarial e melhores condições

Profissionais da saúde se somam aos técnicos de educação, que organizam paralisação na próxima quinta-feira (15). Serviços podem ser interrompidos temporariamente

Brasil

SC: Seis crianças ficam feridas após vendaval derrubar muro de ginásio

Previsões é que a região sul tenha mais temporais causados pela frente fria