A Citroën revelou o próximo modelo que será lançado no Brasil ainda em 2024. Trata-se do inédito Basalt, da mesma família do C3 hatchback e C3 Aircross. Por enquanto, foi apresentado em forma de conceito, apostando em visual mais ousado. O modelo irá rivalizar diretamente com o Fiat Fastback, atual líder do segmento.

No entanto, a montadora francesa afirma que o modelo que será lançado é muito parecido com o conceito e será produzido no polo de Porto Real, no Rio de Janeiro, o qual a montadora faz parte da gigante automotiva Stellantis. A previsão é que o novo SUV-cupê chegue ao mercado no último trimestre.

(Divulgação)

A expectativa é que o Basalt tenha um tamanho semelhante ao do C3 Aircross, ou seja, algo em torno de 4,3 metros de comprimento e 2,67 m de entre-eixos. Seus principais concorrentes Volkswagen Nivus e Fiast Fastback possuem 4,26m por 2,56m e 4,42 e 2,53m, respectivamente.

Em fevereiro, o Fastback foi o 15º veículo mais vendido do país, com 3.594 unidades emplacadas. Já o Nivus ficou na 18ª posição, com 3.250 vendas.

O interior ainda não foi revelado, mas espera-se que seja parecido com o C3 Aircross.

A motorização do Citroen Basalt ficará por conta de motor 1.0 turbo de três cilindros, que entrega 130 cv. Transmissão automática do tipo CVT, simulando 7 marchas – e não deve ter versão manual -.

Por enquanto esses foram os detalhes revelados pela Citroen sobre o Basalt. A montadora afirma que mais informações serão divulgadas no meio do ano.