A iniciou a produção do seu novo SUV no Brasil: o Kardian. O modelo já está sendo produzido no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), e será distribuído para toda a América Latina. Assim, chegará às lojas no dia 19 de março, com a partir de R$ 112.790.

A Renault anunciou que esse é o primeiro de oito modelos que serão lançados até 2027.

Conforme a Renault, o Kardian está disponível na pré-venda em três versões de acabamento: Evolution, Techno e Première Edition. Todas com o novo motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm.

Em um primeiro momento, o Kardian parece uma mistura de Kwid com um Sandero Stepway, mas a montadora francesa garante que se trata de um SUV compacto que terá, inclusive, uma nova plataforma modular: a CMF-B.

Traseira do Renault Kardian (Divulgação)

Além disso, o diferencial do Kardian para disputar com concorrentes como o Pulse, da Fiat, e o VW Nivus, é o espaço.

Confira AQUI em detalhes todas as versões do Renault Kardian

Mas, voltando a falar de tamanho. O novo modelo da Renault é mais comprido que o Pulse e pouco mais curto que o Nivus, mas tem um entre-eixos maior que os dois concorrentes. A cereja do bolo é o porta-malas, de 410 litros, que também é maior que o dos rivais. No entanto, o Fiat Pulse leva a melhor nos quesitos largura e altura.

Painel do Renault Kardian (Divulgação)

Também leva vantagem na potência. O Kardian terá motor 1.0 turbo de três cilindros com 125 cv e torque máximo de 22,4 kgfm, o que o coloca a frente também. Ele vem com injeção direta associada a um câmbio automático com embreagem EDC.