Nem a própria fabricante poderia imaginar, mas o Xiaomi SU7, o primeiro carro da gigante chinesa dos smartphones, tem sido um sucesso estrondoso na China. Agora, quem tem interesse em adquirir o veículo terá que esperar alguns meses, no mínimo. Apesar da fila de espera, o interesse do público é tanto, que muitos clientes aguardam até durante a madrugada para fazer um test-drive.

A Xaiomi apontou que 88.898 pedidos foram registrados nas primeiras 24 horas. Na última atualização, o número era de 120.000 reservas.

Com toda a demanda, a expectativa é por uma espera de ao menos 7 meses para que todos possam ser atendidos. Essa demanda, segundo a BAIC, fabricante responsável pelo modelo, em Pequim, é bem maior do que eles conseguiriam entregar rapidamente.

Como é o Xiaomi SU7?

No quesito porte, o veículo equivale ao Tesla Model S, só que muito mais barato. É que o Xiaomi SU7 custa a partir de 215.900 yuans, o que equivale a R$ 150,685.

O SU7 mede 4,99 metros de comprimento, 1,96 de largura, 1,40 de altura e 3 metros de entre-eixo. O porta-malas é de 517 litros.

Na frente, a tela central tem resolução 3K. Já o console é bem discreto e minimalista, sem muitos botões. Por fim, um head-up display também projeta as informações mais essenciais nos para-brisas.

(Divulgação, Xiaomi)

O SU7 ainda é equipado com 11 câmeras, 12 radares ultrassônicos e um lidar para os assistentes de condução autônoma. O Xiaomi Pilot inclui recursos como direção autônoma em rodovias e estacionamento autônomo. O sistema também será disponibilizado em mais de 100 cidades chinesas até o fim de 2024.

Rumores indicam que a Xiaomi está planejando expandir sua linha de produtos, com a possibilidade de um SUV ser o próximo lançamento da marca. Embora os detalhes sobre os planos da Xiaomi para a Europa e mundo ainda não tenham sido divulgadas, especula-se que a empresa possa considerar adentrar aos mercados europeus, embora não tenha nenhuma data confirmada.

*Com informações da Quatro Rodas.