Após dois anos de aumentos consecutivos nos preços dos automóveis, os valores chegaram a uma certa estabilidade e pararam de subir tão rapidamente. O mercado de veículos usados está repleto de opções para quem quer um automóvel prático para o dia-a-dia.  

Alguns carros que você pode ter na tua garagem em 2024, são modelos de diferentes tipos de carroceria, anos de fabricação e faixas de preços para ver qual melhor se adequa a sua realidade. 

Porém, a consequência é que a lista dos carros mais baratos do Brasil em 2024 começa em R$ 70 mil e chega a R$ 91 mil, mostrando que comprar um veículo 0 km não será fácil para a maioria dos brasileiros.

Confira a lista  

Fiat Argo   

  • Ano: 2020 
  • Preços: de R$ 58 mil a R$ 64 mil 
  • Motor: 1.0 6V flex de 77/72 cv 
  • Câmbio: manual de cinco marchas 
  • Dica de versão: Drive 

O Argo é sempre uma dica de carro em conta. Não vai te entregar grandes emoções, mas te levará do ponto A ao ponto B com muita dignidade, boa dose de espaço interno e sem gastar muito combustível. 

Além de eficiente, o motor 1.0 Firefly garante um bom desempenho, sem ousadias. Mas, como todo motor mil, falta força em situações de subida ou retomadas. Sua manutenção, todavia, é mais em conta que a do velho quatro-cilindros Fire. 

Toyota Corolla 

  • Ano: 2014
  • Preços: de R$ 60 mil a R$ 70 mil 
  • Motor: 2.0 16V flex de 153/142 cv 
  • Câmbio: automático de quatro marchas 
  • Dica de versão: XEi 

Para muita gente, é preferível ter um Corolla com quase 10 anos de uso do que um Mobi 0 km. Então, o sedã médio da Toyota surge como dica de carro BBB em 2024. Rodar confortável e robustez mecânica moldam a imagem do modelo desde suas origens, e não é diferente nesta 11ª geração. 

O motor 2.0 é valente – só o câmbio datado atrapalha um pouco – e a linha Corolla ainda leva outra vantagem para ser um carro BBB. Seus donos tradicionalmente são zelosos e até chatos, o que dá mais tranquilidade na hora de pegar um usado. 

Hyundai HB20S 

  • Ano: 2017 
  • Preços: de R$ 48 mil a R$ 55 mil 
  • Motor: 1.0 12V de 80/75 cv 
  • Câmbio: manual de seis marchas 
  • Dica de versão: Comfort Plus 

Separamos a configuração sedã do HB20 antes da mudança, que deixou a linha compacta da Hyundai com um design controverso. Aqui, o carro, além de BBB, tem linhas elegantes que lembram as do Elantra daquela época. 

Fora isso, o motor 1.0 três canecos surpreende com boa força em baixos giros e arrancadas convincentes. A suspensão é um pouco molenga, mas as manutenções da marca sul-coreana sempre tiveram histórico de preços competitivos e peças com custo baixo. 

Ford EcoSport 

  • Ano: 2015
  • Preços: de R$ 57 mil a R$ 62 mil 
  • Motor: 1.6 
  • Câmbio: manual de cinco marchas 
  • Dica de versão: Titanium 

O modelo que inventou esse tal de “SUV do asfalto” é outra pedida de carro BBB em 2024. A segunda geração do crossover compacto não é muito espaçosa e o acabamento continua a desejar, mas tem design bacana e motor Sigma que rende bem na cidade e na estrada. 

Indicamos as versões Titanium mais recheadas, com seis airbags, ESC, ar automático, retrovisor eletrocrômico, entre outros. Só que focamos na 1.6 e no câmbio manual porque as opções 2.0 usam a problemática caixa automatizada Powershift. 

Volkswagen Gol 

  • Ano: 2021
  • Preços: de R$ 45 mil a R$ 51 mil 
  • Motor: 1.0 12V flex de 84/75 cv 
  • Câmbio: manual de cinco marchas  

O eterno rei do mercado brasileiro é uma dica certeira de carro BBB. Bom pela robustez mecânica. Bonito porque tem estilo que, se não empolga, também está longe de desagradar. É barato porque exemplares com menos de três anos e dentro da garantia custam abaixo dos R$ 50 mil. 

O motor 1.0 tricilíndrico tem manutenção descomplicada e é econômico, aliado ao câmbio de engates curtos e precisos. O acabamento interno, obviamente, não inspira qualquer requinte no carro, sendo o mais barato da marca nos últimos anos, assim como a lista de equipamentos de série. 

Peugeot 208 

  • Ano: 2016
  • Preços: de R$ 40 mil a R$ 45 mil 
  • Motor: 1.5 8V flex de 98/89 cv 
  • Câmbio: manual de cinco marchas 
  • Dica de versão: Allure 

O “B” de bonito nos carros BBB é elevado ao quadrado no Peugeot 208. Mesmo a primeira geração do hatch tem um design atualizado, além de pegada dinâmica mais apurada que nos seus antecessores 206 e 207 (na verdade, o 206,5). 

O motor 1.5 é mais econômico que o 1.6 e a versão Allure tem lista de equipamentos até inspiradora, que inclui quatro airbags, sensor de ré, ar automático bizona e multimídia com GPS. Só fique atento ao custo de manutenção do 208. 

Jeep Renegade 

  • Ano: 2016
  • Preços: R$ 65 mil a R$ 70 mil 
  • Motor: 1.8 16V flex de 132/130 cv 
  • Câmbio: automático de seis marchas 
  • Dica de versão: Longitude 

O Renegade é para quem curte um visual jipeiro raiz. O estilo quadradinho difere o SUV compacto dos seus rivais da categoria e ainda pode ser uma opção de carro BBB para sua garagem em 2024. Tem acabamento mais caprichado, posição elevada de dirigir e boa estabilidade. 

O problema fica mesmo com o conjunto mecânico. É apenas competente para mover o jipinho, mas não tem a mesma robustez ou disposição do turbodiesel, obviamente, e a caixa de seis velocidades da Aisin não casa muito bem com o EtorQ. Mas sobe meio-fio, sim, ao contrário do que dizem as más línguas. 

Chevrolet Sonic 

  • Ano: 2014
  • Preços: de R$ 35 mil a R$ 42 mil 
  • Motor: 1.6 16V flex de 120/116 cv 
  • Câmbio: automático de seis marchas 
  • Dica de versão: LTZ 

O carro teve passagem relâmpago pelo Brasil, mas é um exemplar BBB para 2024. Tem motor Ecotec que casa melhor com o câmbio automático do que os outros compactos da General Motors à época. Sem falar que, apesar do desenho controverso, é bem melhor resolvido neste quesito do que seus colegas contemporâneos de marca. 

Além disso, o Sonic é relativamente equipado. O acabamento, por sua vez, é simples. Lembre-se que o carro durou pouco, o que impacta diretamente na questão de peças de reposição e liquidez na hora da revenda. 

Citroën C4 Lounge 

  • Ano: 2018
  • Preços: de R$ 65 mil a R$ 70 mil 
  • Motor: 1.6 16V turbo flex de 173/166 cv 
  • Câmbio: automático de seis marchas 
  • Dica de versão: Exclusive 

Tem gente que torce para carros usados de marca francesa, porém, vamos combinar que é um BBB de classe. Ainda mais o C4 Lounge, com acabamento interno com boas doses de requinte e conforto a bordo acima da média do segmento de sedãs médios. Os três volumes ainda entregam força com o motor 1.6 THP. 

Além disso, é bastante equipado. Tem seis airbags, ESC, ar bizona, multimídia com espelhamento de celular e GPS, teto-solar e retrovisor eletrocrômico. Mas, como todo carro francês BBB, requer olhares atentos ao histórico de manutenção.

(Texto: Rafael Dias, Jornal Midiamax)