A Renault apresentou um novo SUV compacto que será produzido no Brasil – na planta de – e deverá chegar às concessionárias a partir de março de 2024. Em um primeiro momento, o Kardian parece uma mistura de Kwid com um Sandero Stepway, mas a montadora francesa garante que se trata de um SUV compacto que terá, inclusive, uma nova plataforma modular: a CMF-B.

Além disso, o diferencial do Kardian para disputar com concorrentes como o Pulse, da Fiat, e o VW Nivus, é o espaço. Apesar de o ainda não ter sido revelado, espera-se que fique entre R$ 100 mil e R$ 130 mil. A Renault anunciou que esse é o primeiro de oito modelos que serão lançados até 2027.

Renault Kardian (Divulgação)

Mas, voltando a falar de tamanho. O novo modelo da Renault é mais comprido que o Pulse e pouco mais curto que o Nivus, mas tem um entre-eixos maior que os dois concorrentes. A cereja do bolo é o porta-malas, de 410 litros, que também é maior que o dos rivais. No entanto, o Fiat Pulse leva a melhor nos quesitos largura e altura.

Também leva vantagem na potência. O Kardian terá motor 1.0 turbo de três cilindros com 125 cv e torque máximo de 22,4 kgfm, o que o coloca a frente também. Ele vem com injeção direta associada a um câmbio automático com embreagem EDC.

O que o Kardian tem?

A Renault buscou trazer equipamentos de categorias superiores para o Kardian, o que deixa a disputa por mercado muito interessante para o consumidor. Além das rodas aro 17, o modelo conta com console mais alto com alavanca de velocidades de tipo “e-shifter”, bem como as regulagens do sistema que permitem customizar a condução e o ambiente interno, que também pode ser personalizado por meio de opções de oito ambientes luminosos. Além disso, o Novo Renault Kardian é equipado com seis airbags e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista, incluindo o alerta de ponto cego e a câmera multivisão.

Por fora, é possível perceber que o design segue a linha de SUVs, sendo que é possível perceber que se trata de um carro mais alto. Na dianteira, é o primeiro modelo no Brasil a receber o emblema reestilizado da Renault. Kardian apresenta dois módulos de cada lado, na frente. O módulo superior apresenta uma faixa estreita com os faróis de rodagem diurna (DRL) e os piscas – todos de LED –, criando um efeito esculpido e moderno. O módulo inferior também apresenta faróis “full LED”.

Traseira do Renault Kardian (Divulgação)

As linhas destacam a vantagem de entre-eixos do modelo, que proporciona um espaço interno maior e é disso que vamos falar agora.

Na parte interna, os bancos são revestidos com couro sintético e tecido. O painel traz uma linha horizontal de couro. O painel de instrumentos tem 7 polegadas e vem com multimídia de 8 polegadas de série. O Kardian tem ar-condicionado automático e digital.

O Renault Kardian será comercializado a partir do lançamento na América do Sul em cinco tons de carroceria: branco Glacier, cinza Etoile, cinza Cassiopée, preto Nacré e a inédita cor laranja Energie, que virá com teto preto em dois tons.

Painel do Renault Kardian (Divulgação)

Conforto e tecnologia

A Renault promete o maior volume da categoria para o chamado porta-trecos ou guarda objetos como preferir chamar. São quatro entradas USB, sendo duas na frente e duas para os passageiros do banco de trás. O console também traz um sistema de recarga por indução sem fio para o smartphone, que é o novo queridinho dos carros atualmente.

O Kardian é equipado com uma alavanca de marchas do tipo “e-shifter” (sem cabo mecânico), acionada por meio de um simples toque na manopla de comando. O formato de joystick é inspirado no universo dos videogames. O novo modelo também traz o freio de estacionamento elétrico – não eletrônico -.

(Divulgação)

Sistema de segurança

Conforme a Renault, o novo SUV é equipado com um alerta de ponto cego – item exclusivo neste segmento no Brasil. Este equipamento alerta o condutor quando um veículo se encontra fora de seu campo de visão, durante uma mudança de faixa, por exemplo. O dispositivo funciona entre 30 e 140 km/h, graças aos quatro sensores de ultrassom localizados de cada lado do veículo. Quando ativado, o alerta é visualizado por meio de uma luz de LED piscando nos retrovisores das portas. Esta função pode ser facilmente ativada ou desativada por meio da tela multimídia do painel.

A câmera multivisão é mais um equipamento inédito neste segmento no Brasil. Este item simplifica a vida do condutor durante as manobras em marcha à ré e de estacionamento, mostrando na tela da central multimídia de 8 polegadas todos os obstáculos localizados na frente, atrás e nas laterais do veículo. O condutor pode mudar o ângulo de visão das câmeras localizadas na lateral esquerda, direita, frente ou traseira.

Para trajetos mais longos, o controle de cruzeiro do Kardian utiliza sensores para ajustar automaticamente a velocidade de forma que o veículo mantenha a distância determinada previamente em relação ao veículo que segue à frente, sem a necessidade de exercer pressão no pedal do acelerador. Quando não há um veículo à frente, o cruise control adaptativo funciona como um cruise control normal. Este dispositivo pode ser ativado a partir de 30 km/h e seu funcionamento é exibido na tela do sistema de navegação.

(Divulgação)

Outros dispositivos presentes no Kardian são:

  • Alerta de distância segura
  • Alerta de colisão frontal e frenagem ativa de emergência
  • Assistente de partida em rampa
  • Seis airbags

Saiba Mais