O adiamento foi decidido em reunião do Conselho Nacional de  

A utilização obrigatória do Siniav (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos) — aparelho que reúne as informações de todos os veículos circulantes no Brasil e as ligam a um grande banco de dados –, que estava prevista para o próximo dia 30 de junho, foi prorrogada para 1º de janeiro de 2016.

O adiamento foi decidido em reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) na tarde desta quarta-feira (17) e anunciado pelo Ministério das Cidades.

Segundo os órgãos responsáveis, o Siniav tem como objetivo a , fiscalização e a repressão ao furto e roubo de veículos automotores no país. O sistema consiste na identificação dos carros/motos/caminhões por radiofrequência, por meio do dispositivo de identificação eletrônico.

Um novo cronograma para a instalação do instrumento será divulgado ainda neste ano. O  começou em Roraima, estado com a segunda menor frota automotiva do Brasil, mas parou “por decisão política”, segundo a empresa responsável pela tecnologia da etiqueta eletrônica.