Líder de mercado há 27 anos, o Volkswagen Gol nunca teve sua hegemonia tão ameaçada. Em setembro, o Fiat Palio foi o mais vendido do País pela quarta vez seguida e está atrás do Gol no acumulado do ano por cerca de 6 mil unidades. Para conter esse avanço do rival, a Volkswagen prepara o lançamento da versão Special 1.0 do Gol, com preço entre R$ 27 mil e 28 mil, com duas portas, e R$ 30 mil para quatro portas – segundo as concessionárias ouvidas. A versão mais barata do Gol atualmente é a Trendline 1.0 duas portas, vendida por R$ 32.380.

O lançamento do carro estava previsto para depois do Salão do Automóvel, mas chegará às lojas da Volks até o dia 25 deste mês. Fora os obrigatórios ABS e air bags, o modelo não terá quase nada de série. Ar-condicionado, vidros e travas elétricas, direção hidráulica e rodas de liga leve, por exemplo, serão vendidos em pacotes de opcionais.

Com a nova versão Special, a Volkswagen reedita a mesma estratégia da primeira aparição da configuração, de 1999, em que usou a carroceria GII para oferecer uma alternativa mais barata à GIII recém lançada na época.

Mais concorrência. Para deixar o segmento de hatchs compactos mais acirrado, a Ford terá ainda esse mês, em suas lojas, a versão 1.5 do novo Ka. Com preço inicial de R$ 40.390 na versão SE, o modelo tem o mesmo motor do Fiesta, que rende 111 cv e 14,8 mkgf a 4.250 rotações com etanol. O câmbio será apenas manual. O automatizado de dupla embreagem Powershift ainda está em estudo e não tem previsão de chegar ao mercado no Ka.