Os carros modernos da Ford, aqueles que vêm equipados com GPS de fábrica, produzem grande quantidade de informações, como os locais frequentados pelos usuários, a velocidade em que eles estão, quanto tempo rodam com o carro e até se infringiram alguma regra de trânsito, informou o VP global de marketing e vendas da Ford, Jim Farley, durante uma palestra realizada durante o CES, em Las Vegas.

“Sabemos quando alguém descumpre a lei, sabemos quando ele está fazendo isso. Se seu carro tem um GPS, sabemos o que você faz”, disse Farley, ao tentar descrever a quantidades de dados que a Ford tem de seus clientes.

Apesar de óbvia, a declaração acabou pegando mal para o executivo, que logo tentou contornar a situação, dizendo que, apesar da Ford obter essas informações, os dados não são divulgados. “Aliás, nós não fornecemos esses dados para qualquer um.”

Segundo o Business Insider, o exemplo pouco confortante para os usuários era para demonstrar o quanto seria produtivo utilizar esses dados de forma anônima para ajudar montadoras a solucionarem problemas relacionados ao tráfego. Ao site, um porta-voz da Ford afirmou que as informações fornecidas pelo GPS são utilizadas, geralmente, apenas para melhorar os próprios serviços da tecnologia.

Farley também voltou a declarar que deixou a impressão errada de como a Ford opera. “Nós não acompanhamos nossos clientes em seus carros sem sua aprovação ou consentimento.”