Com uma média de venda de 500 unidades por mês, o Peugeot 408 não figura na lista das principais opções de compra entre os que procuram um sedã médio. Para buscar espaço no concorrido segmento em que lideram Honda Civic, Toyota Corolla e Chevrolet Cruze, a Peugeot substituiu o câmbio automático de quatro marchas da versão Allure 2.0 flex pela caixa de seis, já oferecida para os modelos do fabricante com motor THP 1.6.

Com a mudança, a Peugeot espera incrementar as vendas da linha 2014 em aproximadamente 100 unidades mensais, chegando a 600 veículos. A versão intermediária deverá ser a mais procurada nas lojas, que receberão a novidade em outubro por R$ 65.990 – cerca de R$ 2.000 a mais que o modelo antecessor com quatro marchas. No mesmo mês, o 308 2.0 flex também estarão disponíveis com a transmissão automática de seis velocidades (ainda sem preço definido).

Fôlego para pegar a estrada

Além da nova transmissão, o 408 incorporaram buchas mais macias no conjunto da suspensão do eixo traseiro com o objetivo de deixá-lo menos rígido e equipou o sedã com pneus com menor resistência à rolagem. De acordo com a montadora, os novos pneus junto da caixa de seis marchas diminui em cerca de 5% o consumo do veículo (o valor não é divulgado pela montadora).

Durante avaliação do lançamento, foi em trecho rodoviário que novo sistema mostrou a melhora de desempenho do veículo, já que o motor de 2,0 litros 16V de 151 cv de potência (etanol) ganhou fôlego com as duas marchas adicionais. O trabalho em conjunto dos dois elementos mecânicos ficou mais harmonioso. Com o carro embalado, o motor trabalha de forma mais suave e menos barulhenta.

Para ganhar agilidade, a relação da primeira e segunda marchas foram encurtadas. A diferença nas ultrapassagens não chega a ser radical, mas, a 120 km/h, a redução de uma marcha já possibilita concluí-la. De acordo com a montadora, houve um ganho de 1,4 segundo na aceleração de 0 a 100 km/h. Outras vantagens são que a caixa não permite o engate de uma velocidade incompatível com a rotação do motor e o acionamento do freio motor em descidas.

Vai vender? – um dos pontos negativos considerados no 408 automático era justamente o fato de a transmissão oferecer somente quatro velocidades. Com o novo sistema, o modelo ganha mais competitividade frente aos seus concorrentes com a mesma caixa, mas não deverá ter ganho significativo no volume de vendas, como o próprio fabricante prevê.