A Ford mostrou no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, um conceito que antecipa as linhas do novo Edge2015. Para atrair a atenção para a terceira geração do crossover, a marca equipou o protótipo com um sistema capaz de estacionar o jipão sozinho, sem precisar de ninguém ao volante.

O sistema que equipa o Edge Concept é uma evolução do assistente de estacionamento, já disponível em modelos como VW Golf e Ford Focus. A diferença é que agora o item dispensa a condução do motorista, que pode acompanhar (e controlar) a manobra do lado de fora do carro.

Apesar do visual (e das tecnologias) futuristas, o novo Edge de produção deverá ter um visual muito similar ao conceito apresentado em Los Angeles.

A tecnologia de estacionamento automático, inclusive, poderá ser oferecida no modelo de produção. Uma versão (bem) mais simples desse equipamento já é oferecida no chinês BYD F3 Plus.

A Ford não deu detalhes sobre as motorizações do novo Edge, mas espera-se que o crossover adote a nova família de motores EcoBoost, incluindo o 2.0 turbo de 240 cv usado no Fusion.

O interior da versão de produção não deverá adotar o visual futurista do conceito, mas os monitores para os passageiros deverão ser oferecidos nas variantes mais caras do novo Edge.

O novo Ford Edge briga com modelos como Hyundai Santa Fe, Land Rover Freelander e Jeep Grand Cherokee.

A previsão é que o novo Ford Edge de produção seja mostrado no Salão de Nova York, em abril de 2014.

Apesar de não ser um sucesso de vendas no Brasil, é possível que o novo Edge venha ao Brasil para substituir o modelo atual. Porém isso não deve ocorrer até o final de 2014.

Atualmente o Edge é o carro mais caro da Ford à venda no Brasil, custando a partir de R$ 129.990.