Na última semana, a BMW do Brasil esteve presente no auditório do Instituto Federal Catarinense (IFSC), em Araquari, para a apresentação do relatório de impactos ambientais. A audiência pública foi conduzida pelo presidente em exercício da Fatma (Fundação do Meio Ambiente), o diretor administrativo-financeiro João Pimenta. O consultor ambiental, gerente de projetos da Environ Brasil Engenharia Ambiental, Adrian Boller, relatou o estudo ambiental, seus impactos e as ações mitigadoras.

Representada pela diretora de relações governamentais do BMW Group Brasil, Gleide Souza, foi anunciado o inicio das obras da fábrica para novembro deste ano, e a produção dos automóveis para setembro de 2014. A fábrica vai produzir 32 mil veículos por ano na fase inicial e ocupar uma área total de 1,5 milhão m², na margem Oeste da rodovia BR-101. A área construída será de 500 mil m2, que inclui prédios, pátio de estacionamento para os carros produzidos e pista de teste.

Com a presença de aproximadamente 300 pessoas, Gleide Souza respondeu questões sobre o meio ambiente, geração de emprego e ações com a comunidade. Aproveitou para enfatizar que a montadora irá priorizar a contratação de mão de obra local e desenvolver um projeto próprio de treinamento para quem for admitido na nova unidade, promovendo o desenvolvimento socioeconômico da região.