A BMW lançou a linha 2013 do Série 7, seu maior sedã. E as mudanças superaram a tradicional mudança de ano/modelo geralmente marcada apenas por introduções de equipamentos ou pequenas modificações estéticas. Antes apenas a versão topo de linha, o 760Li com seu V12 biturbo recebia o câmbio automático Steptronic de oito velocidades. Agora, na linha 2013, as configurações “mais básicas”, a 740i e 750i também passam a contar com a moderna transmissão. Além disso, todas elas passam a trazer de série o sistema Start/Stop – que desliga automaticamente o motor quando se para em um sinal e o religa na hora de andar –, freios regenerativos e a segunda geração do sistema de controle dinâmico – que muda os parâmetros de suspensão, motor, etc para adaptar o carro à melhor situação.
 
A variante de entrada, a 740i também recebeu a última atualização do motor 3.0 de seis cilindros em linha. Com um turbo de duas entradas ao invés do antigo, com duas turbinas. A eficiência energética é maior e o propulsor é capaz de desenvolver 315 cv e 45,6 kgfm de torque. A BMW estima que, com todas as alterações, o 740i fique até 20% mais econômico que o seu antecessor. Essa versão, por sinal, também passa a receber a opção de ter tração integral, em vez de apenas traseira.
 
A intermediária, a 750i, também recebeu atualizações no propulsor. Seu V8 de 4.4 litros – também equipado com o turbo de duas fases – passa a render 445 cv, 45 cv a mais que antes.
 
A versão híbrida, a ActiveHybrid 7, recebeu ainda mais mudanças. O motor a combustão foi trocado. Saiu de cena o 4.4 V8 para a entrada do 3.0 de seis em linha. Aliado ao propulsor elétrico de 55 cv e à transmissão de oito velocidades, o sedã consegue acelerar até os 100 km/h em 5,5 segundos. A potência combinada é de 349 cv e o torque de 50,7 kgfm.
 
As mudanças do lado de fora foram mais discretas. Apenas novos faróis com luzes de led são novos. No interior, o novo Série 7 tem novo som Bang & Olufsen como opcional e a nova geração do navegador com mapas em 3D.