A montadora japonesa Toyota Motor e o grupo alemão BMW AG estudam formar uma aliança para a troca de tecnologia voltada ao desenvolvimento de veículos ecológicos, informa neste sábado (26) a agência de notícias “Kyodo”, citando fontes ligadas à negociação. O acordo implicaria que a BMW fornecesse motores a diesel à Toyota, que, em contrapartida, compartilharia sua tecnologia de veículos híbridos com a fabricante alemã.

Com o eventual acordo, as duas empresas buscariam cortar custos em seus respectivos departamentos de tecnologia e, ao mesmo tempo, responder ao crescimento da demanda de veículos a diesel nos mercados desenvolvidos. A Toyota, especificamente, busca estimular o segmento de veículos a diesel na Europa, enquanto a BMW deseja ampliar sua competitividade no setor de veículos ecológicos com novos modelos híbridos.

Segundo a agência de notícias japonesa, a montadora japonesa já começou a verificar se os motores a diesel da BMW podem ser adaptados a seus veículos de passageiros. Se for concretizada, esta será a segunda parceria internacional da Toyota neste sentido. Em agosto passado, a companhia articulou um acordo com a americana Ford para fabricar caminhões e picapes híbridas, que seriam lançados no fim desta década.