A japonesa Toyota fará um recall para 270 mil veículos, em todo o mundo, envolvendo especialmente a linha Lexus, devido a um problema no motor, informou um porta-voz da montadora nesta sexta-feira (2). Na quinta-feira (1), a montadora já havia reconhecido o problema no motor carros da Lexus e da Crown e informou que estudava o recall.

A Toyota descobriu um defeito na mola das válvulas que pode provocar um ruído diferente e até o desligamento do motor.

“A medida é motivada por um defeito na mola da válvula, que pode provocar ruído, perda de velocidade e, no pior dos casos, a parada do motor”, explicou a porta-voz da Toyota Ririko Takeuchi.

Os veículos em risco pertencem às séries Lexus GS350, GS450h, GS460, IS350, LS460, LS600h e LS600hL e à marca Toyota Crown.

Takeuchi precisou que a Toyota informará na segunda-feira (5) ao ministro japonês dos Transportes sua intenção de fazer o recall para 90 mil veículos no arquipélago.

Os demais 180 mil veículos afetados no mundo “serão revisados tendo-se em conta as normas de cada país”.

No último domingo, a montadora já havia anunciado nos EUA um recall para o Lexus HS 250h, ano 2010, em decorrência de problemas de vazamento de gasolina durante testes de colisão.

No início do ano, um megarecall da Toyota envolveu 8,5 milhões de carros no mundo todo por causa de a problemas relacionados a aceleração súbita. A companhia japonesa, líder mundial na fabricação de automóveis, aceitou pagar uma multa recorde de US$ 16,37 milhões, imposta em abril pelas autoridades dos EUA por ocultar, durante meses, o defeito em seus veículos.