O secretário de Transportes americano, Ray LaHood, anunciou domingo que seu departamento estava a par dos problemas dos aceleradores da Toyota em 2003 –isto é, três anos antes da abertura de uma investigação preliminar a respeito.

As declarações de LaHood, publicadas no portal do Departamento de Transportes na internet, foram feitas depois das revelações da seguradora State Farm, de que comunicou os problemas de aceleração súbita à NHTSA (agência americana de segurança viária, nas siglas em inglês), em fevereiro de 2004.

Estas falhas podem ter causado pelo menos 34 mortes nos Estados Unidos, pelo que o fabricante japonês anunciou em 26 de janeiro a suspensão das vendas e da produção de oito de seus modelos no país, em um recall que também foi estendido para vários outros países e deve atingir mais de 8 milhões de veículos.

O presidente da Toyota, Akio Toyoda, aceitou comparecer a um comitê do Congresso dos Estados Unidos na próxima quarta-feira para se justificar. A empresa é acusada de ter ocultado ou destruído provas sobre os problemas de seus veículos.