Quem não gosta de viajar? Muita gente que ficou um bom tempo parada em casa, retorna ao mercado do turismo com a diminuição da pandemia de Covid-19. E viajar pagando menos é melhor ainda, certo? Essa é uma época perfeita para quem deseja aproveitar as melhores ofertas e garantir as férias economizando muito.

Não espere! Listamos abaixo 5 dicas imperdíveis para você viajar em 2021 pagando menos e economizando com voos e hospedagem.

Imagem: Pexels

Pesquisar passagens aéreas baratas

A principal dica para quem deseja viajar economizando é pesquisar passagens aéreas baratas. Fique de olho nos sites das companhias aéreas, pois elas costumam disponibilizar promoções-relâmpago, que podem acabar de uma hora para a outra. Outra recomendação é buscar as passagens no período da madrugada e nos fins de semana, quando é lançada a maioria dos descontos.

Também vale a pena analisar previamente se o país em questão aceita a entrada de brasileiros, no caso dos voos internacionais. Muita gente está aproveitando a época especial para conhecer destinos alternativos no Brasil, que normalmente contam com passagens aéreas mais baratas.

Fique de olho na hospedagem

Além de pesquisar passagens aéreas baratas, os brasileiros também precisam prestar muita atenção na hora de reservar a hospedagem – seja em hotel, hostel ou pousada. Uma boa dica é reservar os quartos com o máximo de antecedência possível. Afinal de contas, quanto mais lotado é um estabelecimento, mais cara fica a hospedagem.

Outra boa recomendação é fugir da alta temporada, evitando comprar passagens aéreas em períodos como o das festas de fim de ano, feriados prolongados e as férias de julho. A melhor época para comprar as passagens é entre o final de fevereiro e o início de junho.

Use a tecnologia

Atualmente, diversos aplicativos ajudam pessoas que desejam encontrar passagens aéreas mais baratas, economizando nos voos e guardando dinheiro para a diversão. Nesses apps, usuários conseguem comparar preços entre diversas companhias aéreas, receber notificações de promoções e ofertas e realizar as compras com segurança.

Para encontrar o melhor aplicativo para você, basta buscar por apps aéreos em qualquer site de busca, ou até mesmo nas lojas de aplicativos dos celulares com ou iOS. Para quem deseja fazer uma viagem internacional, esses apps são as melhores opções.

Atenção às bagagens

Não existe nada pior do que chegar a um aeroporto e descobrir que você precisa pagar um valor expressivo para despachar a bagagem. Atualmente, a maioria das companhias aéreas para despachar, normalmente de acordo com o peso das malas. Vale a pena contratar o serviço de despacho com antecedência. Dessa forma, você pode ter acesso a descontos.

Entre as companhias aéreas brasileiras, a única que não cobra para despachar malas (de até 23 quilos) é a ITA Transportes Aéreos. No entanto, a empresa é uma novidade no mercado brasileiro, e ainda não atinge os aeroportos de todos os estados.

Consulte amigos

Antes de confirmar a reserva em um hotel, vale a pena consultar a opinião de outras pessoas que já se hospedaram no mesmo estabelecimento. Os sites de reserva costumam contar com uma área de comentários, na qual potenciais clientes podem conferir mais detalhes sobre as experiências de outros hóspedes.

Esses relatos costumam abordar a higiene do estabelecimento, o conforto dos quartos, a qualidade da alimentação, o atendimento dos funcionários e os atrativos da hospedagem, como piscinas, bares, etc. Também é importante analisar se a hospedagem escolhida fica próxima de atrações naturais, pontos turísticos e benfeitorias.