Arte promove autoconhecimento

Saiba porque o teatro terapia ajuda a tratar timidez, estresse e depressão

Como o próprio nome diz, o “ terapia” é um misto de terapia e teatro. “Uso técnicas teatrais, como o autoconhecimento, para desinibir, dar autoconfiança. O teatro terapia trata da Síndrome de Burnout, que é o estresse do dia dia, o cansaço físico e mental. Dá razão para a pessoa viver”, explica Beth.

Com 39 anos de experiência no teatro e 7 anos com a forma terapêutica desta arte, Beth está abrindo nova turma, que deve se iniciar em fevereiro ou março. Há dois anos, a atriz finalizou o último grupo terapêutico e estava dedicando-se apenas ao teatro. Entretanto ela percebeu a necessidade de voltar a trabalhar nesta área.

“As pessoas estão muito depressivas. É tão bom viver. As pessoas estão se auto destruindo não procuram algo pra melhorar. A autodestruição me motivou a voltar”, afirma.

Imagem ilustrativaComo um método terapêutico, o teatro dá acesso à expressão das emoções e memórias corporais e afetivas. A interação do grupo e o autoconhecimento propiciam o treino de habilidades e possibilidades onde o participante busca as soluções para seus conflitos e dramas pessoais. As técnicas estimulam a espontaneidade e criatividade.

“O teatro terapia favorece vivência, a dramática do corpo, os arquétipos, os símbolos, trazendo uma compreensão dos aspectos que a pessoa vai buscar nela mesma. As técnicas teatrais proporcionam o autoconhecimento através das expressões, através da troca, das histórias dela mesma para que ela se liberte daquele estresse, daquela depressão. A gente trabalha a interiorização e a pessoa se solta”

Divisor de águas

Quem participou da terapia, considera o teatro como um ponto de apoio para a mudança na vida. Agora também ator, o produtor rural Pablo Lima, de 37 anos conta como foi participar de uma das turmas de Beth Terras.

“Comecei por indicação da minha terapeuta para aprender a me expressar melhor, trabalhar melhor a comunicação, meu trabalho com familiares. Eu tinha problemas principalmente de linguagem e comunicação, descobri isso com a terapia e fui atras das ferramentas. Se todos procurassem uma forma de fazer teatro, seja terapia ou comum, teriam muito mais facilidade em conversar, se envolver e melhorar a si mesmo. Quem mais percebeu diferença em mim, foi minha esposa. Foi um divisor de águas no meu casamento”, revela.

Depois da terapia, Pablo se dedicou ao teatro como arte e se descobriu ator. Já até se apresentou. “Eu recomendo, com certeza. O mundo deveria fazer teatro”, reafirma.

Imagem ilustrativa​Uma das inspirações de Beth em seus diversos grupos de teatro terapia, procurou ajuda “para largar a coisa da dona de casa, do dia a dia, cuidar de marido e filho, foi se apaixonando, começou a fazer teatro. Fizemos um espetáculo juntas em 2014 e ela ganhou prêmio de melhor atriz e eu não”, conta Beth, sorrindo de satisfação.

Nova turma – Assim que se iniciar, os encontros de teatro terapia acontecerão às quartas-feiras, das 18h30 às 20h30 no espaço Tablado, situado na Ana América, 500. O valor da mensalidade é de R$ 150,00. Mais informações pelo telefone 99103-1580.