Oficina do Coapes visa formar profissionais gestores com conhecimento do SUS
Compromisso das instituições de ensino
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Compromisso das instituições de ensino
Começou nesta segunda-feira (29) e segue até amanhã, primeiro de março o Encontro do Comitê Gestor Local do Coapes da Sesau realizado no auditório da Associação Brasileira de Odontologia – Seção Mato Grosso do Sul. A oficina, prevista na Lei do Mais Médicos, servirá para aprimorar a relação entre as universidades e os gestores do SUS, o que promoverá melhores condições de inserção dos estudantes nos serviços de saúde.
Uma dos pontos discutidos no Coapes é o compromisso das instituições de ensino, no caso as universidades, com o desenvolvimento de atividades que articulem o ensino, a pesquisa e a prestação dos serviços de saúde, com base nas necessidades sociais.
O palestrante do ministério da Saúde e Gestão em Educação, Alexandre Medeiros de Figueiredo destaca que o objetivo do encontro é desenvolver a qualificação de assistência da gestão, o ensino e controle social da saúde com base na política nacional da educação permanente em saúde.
Outro ponto explicado por Alexandre Medeiros e o compartilhamento da estrutura para apoiar os processos de educação permanente dos profissionais da saúde. “Nesse processo de educação em saúde é importante o desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias e o SUS como cenário de prática. Nosso objetivo é que os profissionais da saúde em formação conheçam a realizada da saúde pública e como atender a população de um modo geral com qualidade”.
A fisioterapeuta da Sesau Isabela Pereira disse que a ideia da realização do Encontro Gestor Local do Coapes é do prefeito Alcides Bernal. “Nosso objetivo é que as universidades coloquem do na grade de ensino dos acadêmicos como funciona o Sistema Único de Saúde (SUS). “Queremos formar agentes acolhedores e que os pacientes sintam melhorias na qualidade do atendimento”.
Para a professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Laís Alves de Souza a parceria com o Coapes vai permitir um ambiente de aprendizado mais rico no que diz respeito informativo aos acadêmicos a realidade do SUS. “O profissional em formação médica e enfermagem deve conhecer o funcionamento da saúde e as necessidades dos usuários. Vai ser uma troca de experiências e os acadêmicos vão contribuir com suas ideias para qualificação dos serviços da saúde”, comentou.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Nova cirurgia de Preta Gil para retirada de tumores é adiada após consulta nos EUA
Na semana passada, Preta Gil revelou que iria fazer um procedimento cirúrgico nos Estados Unidos
Rayssa Leal tira 9,1 na última nota, levanta a torcida e é tricampeã do Super Crown
Em sua primeira volta, Rayssa mostrou muita classe e técnica
Mulher aciona a polícia após ser agredida a socos e chutes por segurança de boate em Campo Grande
Caso aconteceu na madrugada deste domingo (15) e vítima foi até a delegacia registrar boletim de ocorrência
Câmara de Vereadores de Campo Grande não terá expediente na última semana do ano
Prédio passará por manutenções entre 24 a 31 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.