Clínica de Campo Grande ficara iluminada de roxo em celebração à campanha

Para marcar o Dia Mundial da DII (Doença Inflamatória Intestinal), comemorada dia 19 de maio, a entidade ABCD (Associação Brasileira de Colite e Doença de Crohn) está promovendo o ‘Maio Roxo’. O objetivo é conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce e tratamento dos pacientes.

Durante a campanha, a sede da ABCD em Campo Grande, que fica na Clínica Scope estará iluminada de roxo. Nesta segunda-feira (16), às 18h, será realizada uma palestra sobre a interferência do comportamento ansioso do paciente e seus familiares no diagnóstico e tratamento da doença.

“Estamos criando um momento de interação entre profissional e o o público leigo para esclarecimento de dúvidas que rodeiam a vida de quem convive com as doenças inflamatórias intestinais”, comenta a médica e diretora regional da associação, Didia Cury.

A doença inflamatória intestinal é um grupo de condições inflamatórias do cólon e intestino delgado. Os principais tipos de DII são doença de Crohn e retocolite ulcerativa. A diferença é que a primeira pode acometer qualquer parte do trato gastrointestinal (da boca ao ânus) enquanto que a Retocolite Ulcerativa) está confinada ao intestino grosso.

Entre os sintomas das doenças, está a diarreia crônica com mais de um mês de duração, às vezes com presença de sangue, cólica abdominal, perda de apetite e emagrecimento. De acordo com Cury, os sintomas da doença podem variar de grau leve a greve.

Ela pontua que, no geral, as pessoas com a doença podem ter vidas ativas e produtivas desde que façam o tratamento. “A doença tem tratamento, porém quanto antes se fizer o diagnóstico melhores serão as respostas do tratamento e por consequência há um ganho na qualidade de vida”, finaliza.

Serviço

A Clínica Scope, onde será realizada a palestra, fica na Rua Maracaju, 1148 – Centro