Remédio estará disponível até o fim da semana que vem

Depois de acionar no MPF (Ministério Público Federal), a Prefeitura de conseguiu nesta sexta-feira (20) 100 mil doses do medicamento Tamiflu (Oseltamivir), usado no tratamento de pacientes diagnosticados com Gripe Influenza (H1N1, B e H3N2).

De acordo com a assessoria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a positiva foi dada pelo Ministério da Saúde e agora, depende da União os tramites para que o repasse seja feito ao município. A expectativa é que até o fim da semana que vem o medicamento na dosagem de 75 mg esteja disponível à população nas unidades de saúde.

Nesta quinta-feira (19), ofício ofício da Prefeitura acionou o MPF na tentativa de conseguir mais remédio junto ao Governo Federal. No documento foi solicitado ainda 6 mil doses da contra a gripe.

A divulgação da confirmação de 20 mortes pela doença, no Boletim Epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde), na tarde de quarta-feira (18), provocou correria e falta vacina na rede pública e até em clínicas particulares da Capital.