Relacionado a 90% dos casos de câncer de pulmão, tabagismo é combatido em ações do Sesc

Foram 945 vidas perdidas em Mato Grosso do Sul somente no ano de 2014
| 25/05/2015
- 17:51
Relacionado a 90% dos casos de câncer de pulmão, tabagismo é combatido em ações do Sesc

Foram 945 vidas perdidas em Mato Grosso do Sul somente no ano de 2014

O Sesc desencadeou esta semana uma série de ações de conscientização para combater o tabagismo, doença que está relacionada a 90% dos casos do câncer de pulmão, além de estar associada a 85% das mortes por problemas respiratórios obstrutivos crônicos e enfisemas.

Somando estas três causas de mortalidade, são 945 vidas perdidas em Mato Grosso do Sul somente no ano de 2014, conforme dados do Sistema de Informações Sobre Mortalidade da Secretaria Estadual de Saúde. Um número assustador e que equivale a cinco óbitos a cada dois dias.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estudos evidenciam que o consumo de derivados do tabaco (cigarro, charuto, narguillé) causa quase 50 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares (infarto, angina), o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite).

Ação antitabagismo – Desde a última quarta-feira, 20, até o dia 29, sexta-feira próxima, o Sesc Saúde realiza ações para combater o tabagismo e consequentes complicações ao organismo. A ação faz parte das comemorações ao Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, e esclarecem os malefícios do cigarro e quais os órgãos são afetados pelo mesmo, demonstrado por meio de um torso humano.  O Sesc Saúde também levará para as empresas orientações sobre o uso do Narguilé e seus malefícios.

O Dia Mundial sem tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), órgão do Ministério da Saúde que coordena as ações de prevenção e controle do câncer e Centro Colaborador da OMS para controle do tabaco, é o responsável pela divulgação da data de acordo com o tema estabelecido a cada ano pela Organização.

Veja também

Multivacinação estará disponível para crianças e adolescentes de até 14 anos de idade

Últimas notícias