O paciente espera desde às 8h desta quarta

 

Um homem de 40 anos, com suspeito de estar com , espera há mais de dez por uma vaga em um hospital de . De acordo com familiares, Jurassi Luiz da Silva, chegou por volta das 8h desta quarta-feira no CRS Moreninhas onde aguarda por atendimento.

Edson Alves Bento de 45 anos, disse à reportagem que o cunhado incusive já teve duas paradas cardíacas. Ainda segundo familiares, o paciente está recebendo oxigênio de forma manual, que é feito com o instrumento chamado ambu. “Familiares que tiveram contato tomaram medicamaneto, o quadro dele é grave”, disse um parente de Jurassi. A reportagem tentou mais não conseguiu contato no CRS.

A meningite é contagiosa, e pode ser transmitida em compartilhamento de copos, pratos e talheres ou por conta de tosse, espirro, partículas de saliva soltas no ar, partilha de alimentos ou bebidas, contatos íntimos ou com as fezes do indivíduo contaminado.

A meningite bacteriana é a mais graves e deve ser tratadas imediatamente, de acordo com o Ministério da Saúde. Os principais agentes causadores da doença são as bactérias meningococos, pneumococos e hemófilos, transmitidas pelas vias respiratórias ou associadas a quadros infecciosos de ouvido, por exemplo. 

Em pouco tempo, os sintomas aparecem: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. Esse é um sinal de que a infecção está se alastrando rapidamente pelo sangue e o risco de septicemia aumenta muito. Nos bebês, a moleira fica elevada.