São médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem e uma jornalista 

O HU UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) realizou nesta segunda (6) e terça-feira (7) a integração de 46 novos colaboradores das áreas de assistência à saúde, administrativa e médica.

Os médicos, enfermeiros, os técnicos em Enfermagem e a jornalista que agora fazem parte do quadro do HU-UFGD, foram recebidos pelos gerentes administrativos e de Atenção à Saúde do hospital e tiveram um dia e meio destinado a conhecer seu novo ambiente de trabalho, além de participarem de atividades que os colocaram a par das normas, políticas e sistemas empregados na Instituição.

Após o credenciamento, a entrega de kits e a apresentação cultural do músico douradense João Paulo, os trabalhadores foram integrados ao HU-UFGD pelo médico José Flávio Sette de Souza, gerente de Atenção à Saúde, que contou um pouco da história e da estrutura da instituição, e pelo professor Agenor Pereira de Azevedo, gerente administrativo, que explicou aos novatos o funcionamento do organograma do hospital.

Ao longo da integração, ainda foram expostas aos novos colaboradores informações sobre as rotinas de trabalho, a política de capacitação, a avaliação de desempenho, a importância da segurança no trabalho e da saúde ocupacional e as precauções que devem ser tomadas para o controle da infecção hospitalar, entre outros temas.

Finalizando a programação, os funcionários foram apresentados às escalas de trabalho, receberam a definição dos turnos e horários e assinaram os contratos de trabalho. Todos os novos colaboradores foram aprovados em concursos públicos da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), empresa pública ligada ao MEC (Ministério da Educação) responsável pela gestão do HU-UFGD.

 

Capacitação

Logo após serem integrados, os colaboradores das áreas médica e de assistência à saúde já iniciaram suas atividades participando do curso “Humanização no atendimento ao parto e ao nascimento”. O objetivo é que antes de começarem a atuar, os funcionários conheçam as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde referentes ao assunto.

O curso começou na tarde de hoje (7) e se encerra nesta quarta-feira (8), com carga horária total de oito horas. Participam médicos, enfermeiros e técnicos em Enfermagem lotados nas unidades de Atenção à Saúde da Mulher e de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (Neonatologia).