Campanha conscientiza sobre uso racional de medicamentos na Capital

 Em 2014, foram 378 casos de intoxicação em MS
| 05/05/2015
- 05:39
Campanha conscientiza sobre uso racional de medicamentos na Capital

 Em 2014, foram 378 casos de intoxicação em MS

Tomar remédio por conta própria traz riscos à saúde e, em alguns casos, pode ser fatal. Em 2014, foram 378 casos de intoxicação por uso de medicamentos em Mato Grosso do Sul e o primeiro trimestre de 2015 já registrou aproximadamente 30% desse número, ou seja, 111 vítimas, segundo o Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox-MS).

Dados como estes motivaram estudantes do curso de Farmácia da Anhanguera-Uniderp a realizarem a “Campanha do Recolhimento de Medicamentos”, em alusão ao “Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos”, comemorado nesta terça-feira (5).  Até 8 de maio – sexta-feira – das 7h30 às 22h, os dois campi da Universidade tornam-se pontos de coleta de fármacos vencidos ou sem utilidade. A unidade Matriz localiza-se na Avenida Ceará 333, já a Agrárias está situada na Rua Alexandre Herculano, 1.400.

 “A ação ajuda evitar o consumo de medicamentos vencidos, e consequentemente a intoxicação, além de reduzir possíveis prejuízos da automedicação e poupar o meio ambiente de contaminação com tais produtos”, esclarece a coordenadora de Farmácia da Anhanguera-Uniderp, Françoise Carmignan.

Durante a semana, nos períodos matutino e noturno, os acadêmicos também entregarão folhetos de conscientização na Universidade sobre a importância de descarte correto de remédios e estarão disponíveis para sanar dúvidas sobre a iniciativa.

A comunidade também pode participar; os fármacos podem ser depositados nas bombonas de recolhimento disponíveis nas entradas principais das unidades Matriz e Agrárias da Anhanguera-Uniderp. Ao final da Campanha, todos os medicamentos serão destinados para incineração.

 

Veja também

Multivacinação estará disponível para crianças e adolescentes de até 14 anos de idade

Últimas notícias